Publicado 06/10/2023 00:00
O Estado do Rio de Janeiro vive, diariamente, um desafio na gestão do transporte rodoviário intermunicipal, em particular na Região Metropolitana.
Ao longo das últimas décadas, a expansão da ocupação territorial e do desenvolvimento econômico-social das cidades foi obrigando o estado a oferecer soluções diferentes de transportes que atendessem aos deslocamentos das diferentes realidades, solicitações e representações da sociedade. Foram sendo criadas, assim, as linhas de ônibus e regras hoje ainda existentes, sempre com o objetivo de atender a este crescimento.
Tal modelo serviu, sim, por um longo período, proporcionando um serviço de utilidade pública eficiente para época.
O crescimento das cidades, o aumento da ocupação dos ônibus no trânsito, a complexidade do atendimento na ligação entre os municípios e outros fatores típicos do desenvolvimento urbano são hoje, porém, novos desafios que nos obrigam a encontrar novas soluções que permitam continuar a atender o deslocamento rodoviário intermunicipal de pessoas e serviços, com a eficiência exigida pela sociedade atual.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, tendo o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro – Detro-RJ – à frente, como autarquia reguladora e fiscalizadora do segmento, busca seguir atendendo à crescente exigência da sociedade na prestação do serviço público de transporte rodoviário intermunicipal.
Os ditos transportes alternativos, o advento do “mototáxi” e do oferecimento de transporte particular por meio de aplicativos, por exemplo, são realidades das quais não podemos nos afastar. A renovação de toda a frota de ônibus e vans, com ar condicionado, com acessibilidade, com GPS e validadores eletrônicos são outros desafios, assim como as campanhas assertivas nos ônibus contra toda forma de preconceito e importunação sexual, a integração dos ônibus com trens, metrô, barcas e BRT. Todas essas mudanças chegaram para ficar, trazendo novos parâmetros que nos obrigam a promover uma ampla reformulação no planejamento da fiscalização e na regulação do setor.
Sendo assim, o Detro-RJ tem feito grande esforço para atender à nova realidade do setor de transporte rodoviário no Estado do Rio de Janeiro. Seja com a ampliação e modernização de seu centro de monitoramento ou com a capacitação de seus servidores com vistas à qualificação da fiscalização e regulação do transporte público.
Ao longo das últimas décadas, a expansão da ocupação territorial e do desenvolvimento econômico-social das cidades foi obrigando o estado a oferecer soluções diferentes de transportes que atendessem aos deslocamentos das diferentes realidades, solicitações e representações da sociedade. Foram sendo criadas, assim, as linhas de ônibus e regras hoje ainda existentes, sempre com o objetivo de atender a este crescimento.
Tal modelo serviu, sim, por um longo período, proporcionando um serviço de utilidade pública eficiente para época.
O crescimento das cidades, o aumento da ocupação dos ônibus no trânsito, a complexidade do atendimento na ligação entre os municípios e outros fatores típicos do desenvolvimento urbano são hoje, porém, novos desafios que nos obrigam a encontrar novas soluções que permitam continuar a atender o deslocamento rodoviário intermunicipal de pessoas e serviços, com a eficiência exigida pela sociedade atual.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, tendo o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro – Detro-RJ – à frente, como autarquia reguladora e fiscalizadora do segmento, busca seguir atendendo à crescente exigência da sociedade na prestação do serviço público de transporte rodoviário intermunicipal.
Os ditos transportes alternativos, o advento do “mototáxi” e do oferecimento de transporte particular por meio de aplicativos, por exemplo, são realidades das quais não podemos nos afastar. A renovação de toda a frota de ônibus e vans, com ar condicionado, com acessibilidade, com GPS e validadores eletrônicos são outros desafios, assim como as campanhas assertivas nos ônibus contra toda forma de preconceito e importunação sexual, a integração dos ônibus com trens, metrô, barcas e BRT. Todas essas mudanças chegaram para ficar, trazendo novos parâmetros que nos obrigam a promover uma ampla reformulação no planejamento da fiscalização e na regulação do setor.
Sendo assim, o Detro-RJ tem feito grande esforço para atender à nova realidade do setor de transporte rodoviário no Estado do Rio de Janeiro. Seja com a ampliação e modernização de seu centro de monitoramento ou com a capacitação de seus servidores com vistas à qualificação da fiscalização e regulação do transporte público.
Recentemente, demos o pontapé inicial no processo que dará origem à primeira licitação de linhas intermunicipais do Estado. Atualmente, o serviço de transporte rodoviário intermunicipal fluminense funciona por modelo de permissionamento, diretamente entre empresas de ônibus e a autarquia - sem que uma licitação balize, formalmente, as linhas e bairros atendidos.
Com o futuro processo de concorrência pública, a ideia é que requisitos mais claros de horários, trajetos, capacidade operacional do prestador e outros quesitos técnicos possam ser estabelecidos, alcançando mais transparência de gestão e qualidade para a população de todo o Estado.
Temos um longo caminho a percorrer para atender às expectativas da sociedade em prol da melhoria do serviço prestado. Com seriedade, compromisso, trabalho e dedicação de toda equipe do Detro-RJ, vamos conseguir.
Sigamos em frente!
* Leonardo de Lima Matias é presidente do Detro-RJ
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