Publicado 11/10/2023 11:09
Rio - A Prefeitura do Rio publicou, nesta quarta-feira (11), o edital de licitação do projeto de implantação de transporte aquaviário, que faria a conexão entre Jacarepaguá e Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, através das lagoas. A expectativa é que o novo modal funcione com 29 pontos de embarque, 16 linhas e para cerca de 90 mil passageiros por dia.
De acordo com a prefeitura, o valor do investimento privado é de R$ 95,3 milhões, a longo do prazo de concessão, que será de 25 anos. A outorga mínima é de R$3,2 milhões. A ideia é que as linhas sejam implementadas gradualmente, começando pela ligação da estação Jardim Oceânico do metrô a Rio das Pedras, seguido da Linha Amarela ao canal de Marapendi.
De acordo com a prefeitura, o valor do investimento privado é de R$ 95,3 milhões, a longo do prazo de concessão, que será de 25 anos. A outorga mínima é de R$3,2 milhões. A ideia é que as linhas sejam implementadas gradualmente, começando pela ligação da estação Jardim Oceânico do metrô a Rio das Pedras, seguido da Linha Amarela ao canal de Marapendi.
A integração de pontos de interesse como Gardênia Azul, Muzema, Barra Shopping, Parque Olímpico, Península e condomínios residenciais e comerciais com saídas para as lagoas seriam implementadas em um segundo momento. A tarifa prevista é a mesma dos transportes públicos municipais (R$ 4,30), com integração tarifária e inclusão no sistema de bilhetagem da cidade.
As embarcações sugeridas seguem dois modelos: a maior tem capacidade para até 120 pessoas e a menor para até 42 pessoas. A previsão é iniciar a operação com 47 embarcações e atingir 91 para atender os 29 pontos de embarque e desembarque.
Segundo o diretor de estruturação de projetos da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Lucas Costa, a instalação do novo modal é beneficente para quem usa transporte público quanto para o usuário de carro particular. "Esse é um importante passo para o transporte público da cidade. Os estudos são claros e mostram que existe uma demanda significativa nos bairros do entorno. A instalação desse novo modal, inclusive, também é uma alternativa para desafogar o trânsito nas avenidas das Américas e Ayrton Senna", explicou.
De acordo com a prefeitura, desde o início dos estudos de viabilidade, foram realizadas reuniões com moradores dos bairros de Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Os grupos comparecem à audiência pública realizada na Câmara Comunitária da Barra, em abril deste ano, para apresentar propostas.
Segundo o diretor de estruturação de projetos da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Lucas Costa, a instalação do novo modal é beneficente para quem usa transporte público quanto para o usuário de carro particular. "Esse é um importante passo para o transporte público da cidade. Os estudos são claros e mostram que existe uma demanda significativa nos bairros do entorno. A instalação desse novo modal, inclusive, também é uma alternativa para desafogar o trânsito nas avenidas das Américas e Ayrton Senna", explicou.
De acordo com a prefeitura, desde o início dos estudos de viabilidade, foram realizadas reuniões com moradores dos bairros de Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Os grupos comparecem à audiência pública realizada na Câmara Comunitária da Barra, em abril deste ano, para apresentar propostas.
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