Parque Garota de Ipanema é reinaugurado Divulgação / Fabio Motta
Publicado 12/10/2023 14:45
Publicidade
Rio - Após uma reforma de cerca de seis meses, o novo Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, Zona Sul do Rio, foi entregue nesta quinta-feira (12). Áreas como parquinho infantil, arena musical, mirante, 'parcão', pergolado, mobiliários e jardins receberam melhorias. A reinauguração marca também a mudança da sede da Subprefeitura que, a partir de agora, será dentro do espaço.
Com 2,58 hectares na Área de Proteção Ambiental das Pontas de Copacabana e do Arpoador, o parque foi inaugurado em 1968 e batizado em homenagem à canção "Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
O prefeito Eduardo Paes, que esteve na reinauguração ao lado de Helô Pinheiro e do subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle, celebrou a importância que o parque representa para a cultura do Rio de Janeiro.
"Esse é um espaço incrível, e o Rio é isso, um lugar que aceita tudo, todos, acolhe. Essa é uma cidade cheia de espaços, de lugares simbólicos, de valor cultural, que vão gerando esse sentimento de pertencimento pela cidade. Quando a gente pensa na Helô Pinheiro, a gente pensa na cultura, em todos os poetas que saem daqui cantando o Rio. E a cidade do Rio é isso, um lugar que inspira", afirmou Eduardo Paes.
A eterna Garota de Ipanema, Helô Pinheiro, comemorou a reforma feita no espaço. "É uma sensação, eu diria, de dever cumprido. O parque estava um pouco abandonado e hoje, revitalizado, está cheio de energia positiva", disse.
"Foram seis meses de muito trabalho, foi feita a transferência da sede da subprefeitura, temos 32 câmeras em instalação, a presença da Guarda Municipal, parcão, parquinho, são mais de 20 tipos de mobiliários diferentes para agradar a todos os cariocas que frequentam esse parque", celebrou o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.
Áreas de lazer receberam intervenções e melhorias
A Secretaria Municipal de Conservação cuidou da recuperação do paisagismo, com revitalização de muretas e áreas de jardim, além do plantio de mudas e concretagem de caminhos. Foi implementada uma Academia da Terceira Idade, construído um muro de contenção e instalado um alambrado. O pergolado recebeu uma restauração e conjuntos de bancos e mesas em concreto foram recuperados. Além disto, o parque recebeu um espaço para food trucks.
A área do parquinho infantil foi totalmente revitalizada. Além de receber saibro para oferecer mais conforto às crianças, novos módulos de brinquedos estão sendo instalados, como kit playground com brinquedos feitos de eucalipto, com ponte, escorregador e balanço acoplados.
A Comlurb fez a remoção de pichações e limpeza nas pedras com a equipe de garis alpinistas. Está em curso ainda a limpeza hidráulica em toda área do parque, a limpeza das caixas de ralo e os serviços de varrição, capina e roçada. Serão instaladas novas papeleiras e contêineres de 240 litros.
Todos os mobiliários e estruturas foram recuperados e, pela primeira vez desde sua inauguração, o desenho diferenciado do piso foi restaurado e agora é possível ver os tradicionais círculos no chão, espalhados pelo parque. O pergolado reformado poderá receber em breve o plantio de mudas trepadeiras para garantir o sombreamento.
A arena musical, contornada pelos jardins de bromélias, também recebeu cuidados especiais. E a pista de patinação está lisa novamente. Além disso, o parque ganhou um 'parcão', com vista para o mar.
Mais segurança
Em parceria com um hotel, foram instaladas mais de 30 câmeras de segurança monitoradas em tempo real. A Rioluz, por meio do programa Luz Maravilha, modernizou o sistema de iluminação. O espaço recebeu 91 luminárias de LED, e houve também a troca dos refletores que ficam em frente ao parque, iluminando a Praia do Arpoador. A área também ganhou 65 postes de fibra, mais duráveis que os anteriores, de aço, e resistentes à corrosão, principalmente da maresia.
Nova sede da subprefeitura da Zona Sul
Com a revitalização dos prédios já existentes no local, a nova sede da subprefeitura da Zona Sul passará a funcionar dentro do parque. As fachadas dos edifícios foram recuperadas, e a cobertura recebeu serviço de impermeabilização. Um novo telhado agora cobre as estruturas e o acesso de pessoas com deficiência ao local também foi melhorado.
Publicidade
Leia mais