Metrô poderá ser expandidoDivulgação
Publicado 16/10/2023 15:07 | Atualizado 17/10/2023 15:23
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Rio - A licitação dos estudos sobre a viabilidade da ampliação do sistema metroviário para Linha 3 foi marcada para 19 de dezembro deste ano. O chamamento público, publicado no Diário Oficial do Estado Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), prevê a análise das possibilidades técnicas, jurídicas, econômicas e ambientais para a implantação dos trechos Praça XV x Araribóia x Alcântara e ampliação da Linha 4, com os trechos Jardim Oceânico x Alvorada x Recreio dos Bandeirantes, estabelecidos no Plano Diretor Metroviário (PDM).

"Estamos avançando na busca de soluções para os problemas do transporte público que hoje afligem a população do Rio. Mas também estamos projetando o futuro, planejando a expansão do metrô. Quando falamos de mobilidade urbana, temos que pensar que se trata de um sistema, que integra diferentes regiões e modais. Esse estudo deverá apresentar o melhor caminho para a ampliação do metrô, inclusive do ponto de vista do modelo de concessão", disse o governador Cláudio Castro.

Além de avaliarem os benefícios sociais e econômicos, os estudos também têm o objetivo subsidiar a futura prestação dos serviços, apontar a previsão das obras necessárias para a expansão da malha metroviária, com possibilidade de financiamento público ou privado, além de fornecer à secretaria informações que indiquem vantagens e riscos associados aos projetos. A realização do estudo foi incluída entre os projetos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, no Rio de Janeiro.

"Esses estudos serão importantíssimos para avaliar a viabilidade das futuras ligações metroviárias. Uma das alternativas avaliadas é a realização de uma licitação internacional, por meio de parceria público-privada. A população do Rio de Janeiro tem esperado por décadas a ampliação desse importante sistema de transporte, e essa é uma das nossas prioridades. Não vamos medir esforços para buscar soluções aos históricos problemas da mobilidade do nosso estado", destacou o secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis.

O prazo de execução dos serviços será de 12 meses, com os produtos que compõem os estudos de viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental, desenvolvidos em paralelo. O cronograma inclui os projetos conceituais de engenharia, impactos ambientais e estudos de demanda.

Plano Diretor Metroviário

O Plano Diretor Metroviário (PDM), estudo de planejamento contratado e acompanhado pelos técnicos da Riotrilhos, órgão vinculado à Setram, tem o objetivo de apontar as diretrizes que vão orientar a ampliação da rede metroviária, considerando um horizonte até 2045.

Ele avalia que a ligação entre Praça XV x Araribóia é uma extensão estratégica e necessária entre a cidade do Rio e o centro de Niterói, ainda que seja considerado um grande desafio técnico. Sobre a ligação Araribóia x Alcântara (Linha 3), o PDM destaca que seria um instrumento de requalificação e desenvolvimento que levaria grandes benefícios para a região, especialmente no que diz respeito ao setor imobiliário, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores e aquecer a economia local.

Sobre o prolongamento da Linha 4, considerando Jardim Oceânico x Alvorada x Recreio dos Bandeirantes, a análise da demanda do PDM confirma a importância da extensão até a Alvorada como forma de consolidação da rede, permitindo novas transferências e a formação de um grande anel que vai atender às atuais necessidades dos usuários. A extensão até o Recreio leva em conta o aumento histórico da densidade do bairro e a projeção de crescimento para os próximos anos, sendo necessário o atendimento à população por meio da rede metroviária.
Problemas recorrentes 
No último dia 31, passageiros do MetrôRio enfrentaram atrasos e superlotação após uma queda de energia entre as estações Central e São Cristóvão, na Zona Norte. O serviço chegou a ficar com intervalos irregulares. 
Segundo a concessionária, que não informou quanto durou a pane, o problema foi causado por furto de cabos. O suspeito pelo crime foi detido por agentes da empresa e conduzido "à delegacia da região".
Ainda em nota, o MetrôRio disse que apenas em 2023 registrou 44 furtos de cabos no sistema e orientou que, em caso de flagrante, a própria população denuncie a ação às equipes de segurança e à Polícia Militar.

Quatro dias antes, a concessionária também publicou em suas redes sociais que, devido a um problema técnico na via, os intervalos ficaram irregulares. Já no último dia (24), passageiros também sofreram com superlotação na estação de Botafogo. Na ocasião, a empresa informou que precisou cortar a energia por causa de acesso indevido.
 
 
 
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