Cida Roldan esteve entre os passageiros do MSC Preziosa que desembarcaram no Rio, neste sábadoCleber Mendes/Agência O Dia
Publicado 28/10/2023 13:53
Publicidade
Rio - A temporada de cruzeiros no litoral do Rio começou oficialmente, neste sábado (28), com a chegada do navio MSC Preziosa, no Pier Mauá, na Zona Portuária. Com quatro mil passageiros, a embarcação atracou às 8h, para embarque e desembarque no Armazém 4. Na sexta-feira (27), o megaiate Scenic Eclipse I foi o primeiro a passar pelo local, com 237 passageiros.
A recém-aposentada Cida Roldan, de 66 anos, esteve entre os 1,2 mil passageiros que desembarcaram no Rio neste sábado. Acompanhada por duas amigas, a paulista subiu no Preziosa, no último dia 11, na França. O trio visitou, ainda, diferentes cidades do Reino Unido, Espanha e Portugal, antes de retornar ao Brasil, passando por Salvador e Ilhéus, na Bahia.
Depois de 17 dias em alto-mar, Cida é só elogios para a organização do cruzeiro e celebra a experiência que viveu. "O navio foi maravilhoso! Os atendentes de bordo, os fotógrafos, camareiros, entretenimento, muito bacana... E estava cheio de brasileiros!", contou ela, que disse, ainda, ter "vários" momentos favoritos da viagem, citando os shows diários e a "festa do Netuno", na piscina.
Detentor do Prêmio VT em 2018/2019, o MSC Preziosa possui uma escadaria cravejada de cristais Swarovski, além de um parque aquático com cinco piscinas e toboágua de 120 metros de comprimento que se projeta para fora da embarcação. A lista de atrações continua com pista de boliche, cinema 4D, teatro com espetáculos no estilo Broadway, cassino, spa e quadra poliesportiva.
Manhã agitada no Porto 
De acordo com o gerente de operações do Pier Mauá, Marcello Chagas, a Zona Portuária teve uma manhã "bastante agitada, como sempre é em navios tão grandes". O profissional explicou que houve uma grande movimentação causada pelo itinerário do navio, que iniciou iniciou seu trajeto em Hamburgo, na Alemanha. Agora, a embarcação segue para o Porto de Santos, em São Paulo, de onde faz viagens para o Nordeste e Argentina.
"Essa foi uma escala mista. Temos passageiros desembarcando, embarcando e outros em trânsito, que é como chamamos aqueles que passam o dia na cidade e voltam ao navio pra seguir viagem. Todas as motivações de escala em único navio", contou Marcello. Cerca de 500 pessoas iniciaram a viagem no Porto do Rio, somados aos 1,9 mil turistas em trânsito.
E a escolha da Cidade Maravilhosa para a passagem do navio não é por acaso, segundo ele. "O Rio é parada obrigatória para os turistas estrangeiros! Nossas belezas naturais e pessoais são irresistíveis", declarou o gerente de operações. 
Verão vai bombar
A temporada de cruzeiros, que abrange festas de fim de ano, carnaval e o auge do verão, segue até o dia 4 de maio, sendo uma das mais longas dos últimos anos. Serão 28 navios estrangeiros e nove nacionais, totalizando 37 embarcações. Destas, quatro atracarão pela primeira vez no terminal. Entre os meses de outubro e novembro, é esperada uma movimentação média de 32.760 turistas.
Além disso, vale ressaltar o expressivo número de navios de longo curso que aportarão no terminal. Dos 37 que estarão em trânsito pelo Rio, 28 se encaixam nessa categoria, incluindo os estreantes Seabourn Pursuit, Zaandam, Serenade of the Seas e MV Pacific World.
Outro destaque vai para o majestoso MSC Grandiosa. Com capacidade para acomodar mais de 6,3 mil passageiros, ele realizará duas paradas no Porto do Rio, em 23 de novembro e em 3 de abril de 2023), estabelecendo um recorde como o maior navio a visitar o Brasil em toda a história.
Os demais navios que farão escalas serão: Aidasol, Costa Diadema, Costa Fascinosa, Costa Favolosa, Msc Armonia, Msc Lirica, Msc Musica, Msc Poesia, Msc Preziosa, Msc Seaview.
Expectativa

Com 195 dias de duração, quase sete meses de navegação, a temporada 2023/2024 deverá ofertar mais de 877 mil leitos, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil). O setor espera criar mais de 80 mil empregos no país, além de gerar um impacto de mais de R$ 5 bilhões na economia brasileira, motivado pelos gastos das companhias marítimas, dos cruzeiristas e tripulantes nas cidades de embarque e desembarque e visitadas.
Esse movimento beneficia setores como o comércio varejista – despesas com restaurantes, compras, presentes, alimentos e bebidas, além do transporte antes e após a viagem, passeios turísticos, transporte nas cidades visitadas e hospedagem antes ou após o cruzeiro.
Publicidade
Leia mais