Publicado 01/11/2023 16:08
Rio - Alunos do Colégio Santo Agostinho, da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, são suspeitos de usar um programa de inteligência artificial para forjar fotos íntimas de colegas de classe. Segundo relatos, meninos de turmas do 7º ao 9º ano teriam usado um aplicativo da deep web para colocar o rosto de meninas, estudantes do colégio ou não, em corpos nus, ajustando os seios, glúteos e partes íntimas de acordo com cada uma para parecer mais real, e disparado as imagens em grupos.
Em nota, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) informou que instaurou procedimento para apurar os fatos e que todos os envolvidos estão sendo chamados para serem ouvidos na especializada. Além disto, está sendo feita uma investigação para identificar a autoria do crime e esclarecer o caso.
Por meio de circular endereçada aos pais, o Colégio Santo Agostinho lamentou o ocorrido e se colocou à disposição das alunas e das respectivas famílias e que tomará medidas disciplinares acerca do caso.
"Nós nos solidarizamos com as alunas envolvidas e suas famílias. A equipe diretiva não tem medido esforços para estar à disposição, atendendo às famílias, acolhendo as alunas, apurando informações e repassando as orientações jurídicas cabíveis. Também serão tomadas as medidas disciplinares aplicadas aos fatos cometidos, em tutela escolar. Pedimos a compreensão de todos os envolvidos, pois a condução dos atendimentos demanda tempo e não podemos tomar decisões precipitadas", informou o colégio.
Procurada pelo DIA, a instituição de ensino enviou uma nota dizendo que está apurando os fatos e está adotando as medidas previstas no Regimento Escolar.
"O Colégio Santo Agostinho tomou conhecimento de que fotos alteradas de alguns de nossos alunos foram divulgadas por meio de aplicativos de troca de mensagens. Como escola, atuamos no âmbito preventivo, promovendo a conscientização de atitudes e valores, a formação em assuntos ligados aos relacionamentos, convivência e violência, e intensificamos os momentos de rotina escolar para o aprendizado de algumas situações e desafios. Informamos que o Colégio está tomando todas as medidas necessárias à apuração cautelosa dos fatos e está adotando as medidas previstas no Regimento Escolar. Sabemos de nossa missão na educação e na formação integral dos nossos alunos, bem como sabemos da confiança de todos em nosso Colégio", informou a nota.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.