Núcleos de chuva atingem Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, na noite desta terça-feira (14)Reprodução/Redes sociais
Publicado 14/11/2023 20:53 | Atualizado 14/11/2023 22:55
Publicidade
Rio - O município do Rio entrou em estágio de mobilização às 20h30 desta terça-feira (14) devido à previsão de chuva moderada a forte nas próximas três horas. Segundo o Centro de Operações, núcleos de chuva atuam sobre a Zona Oeste e Baixada Fluminense com muita intensidade. Houve queda de granizo por volta das 21h40 em bairro da Zona Oeste. Os mais atingido foram Senador Camará, Bangu e Guadalupe.
Veja vídeo:
Núcleos de chuva forte a muito forte atuam sobre a Zona Oeste e se deslocam em direção à Zona Norte e maciço da Tijuca. "A previsão de pancadas isoladas de chuva forte, ocasionalmente muito forte, acompanhadas de raios, e com possibilidade de queda de granizo na próxima hora no município", informou o Centro de Operações.
De acordo com o Alerta Rio, houve registro de chuva muito forte nas estações Bangu (12.6mm) e Av. Brasil/Mendanha (11.4mm), ambas na Zona Oeste. Moradores de Campo Grande também relataram que uma forte chuva atingiu o bairro por volta das 20h30. "Volta a chover forte aqui em Campo Grande, na Estrada do Mendanha. Dessa vez a chuva é forte mesmo", escreveu uma moradora. 
Também houve registro de chuva muito forte na Estação de Anchieta (13.4 mm) e Grande Méier (20.4mm) e chuva forte nas Estações de Bangu (08.4 mm), Madureira (07.8mm), Penha (08.8mm) e Irajá (07.2mm).
Devido a chuva intensa, a queda de uma árvore foi registrada em Padre Miguel, na Praça Saracura, e um bolsão d'água de formou em Realengo, na Rua do Imperador, altura da Rua Bernado de Vasconcelos.
Para as próximas horas a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas isoladas de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios, principalmente sobre a Zona Oeste.

O estágio de mobilização é o segundo nível em uma escala de cinco e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. Há possibilidade de nova mudança de estágio devido à chuva e/ou outros fatores.
Cariocas sofrem com calor extremo
O  Rio de Janeiro atingiu, nesta terça-feira (14), a maior sensação térmica já registrada desde que o serviço do Alerta Rio começou a fazer medições de temperatura na capital fluminense. Às 9h15, Guaratiba, na Zona Oeste, registrou 58,5 °C, batendo o recorde anterior, de 58,3°C, em Santa Cruz, na mesma região. Já a maior temperatura do dia foi de 42,2 ºC em Irajá, na Zona Norte. 
Recomendações da Defesa Civil:
– Siga sua rotina, mas fique atento;
– Acompanhe a previsão do tempo do Alerta Rio e suas atualizações;
– Mantenha-se informado através dos meios de comunicação e canais oficiais do COR;
– Todos os cidadãos devem se cadastrar no serviço de alertas da Defesa Civil via SMS. Basta enviar o CEP de casa para o nº 40199, por mensagem de texto. É gratuito!
– Baixe o aplicativo do COR.Rio, disponível para Android (http://bit.ly/appcor_android) ou iOS (http://bit.ly/appcor_ios )
– Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).



Publicidade
Leia mais