Equipes da Light atuam na comunidadeReprodução / Redes Sociais
Publicado 19/11/2023 11:43 | Atualizado 19/11/2023 14:26
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Rio - A Justiça determinou, neste sábado (18), que a Light reestabeleça a energia na Rocinha em até 48 horas. Moradores da comunidade estão sem luz há mais de uma semana. De acordo com a decisão, a concessionária deve fazer os reparos necessários sob multa diária de R$ 50 mil.
Na última quinta-feira (16), os moradores fecharam a Autoestrada Lagoa-Barra, em ambos os sentidos, por quase duas horas, em forma de protesto.
De acordo com o vice-presidente da associação dos moradores da comunidade, Marcondy Ximenes, equipes da empresa atuaram até às 23h deste sábado (18) e retornaram neste domingo (19) para prosseguir o trabalho. "Ontem tivemos um reforço das equipes da Light e conseguimos avançar em bastantes pontos, mas hoje levantei com um cenário pior porque novas localidades apresentaram falta de energia. As equipes pararam os trabalhados ontem 23h e agora vamos ter quatro equipes por para conseguir andar com esse trabalho e normalizar as redes", disse em entrevista ao DIA
As localidades mais afetadas com a falta de energia são Chachopa, Vila Verde e Portão Vermelho.

Em nota, a Light informou que ainda não foi notificada da decisão judicial e disse que tem empenhado todos os esforços para resolver o problema da população da Rocinha. Segundo a concessionária, a empresa reforçou as equipes de campo para buscar restabelecer os clientes que ainda estão sem energia na comunidade.

"No entanto, desde o início das ocorrências, há 8 dias, as equipes da concessionária vão ao local, restabelecem a energia de clientes que apresentam queixas e pouco tempo depois novas quedas de energia elétrica ocorrem. Isso se deve à sobrecarga na rede em função de ligações clandestinas, que na Rocinha chegam a 84% das residências. Os equipamentos da distribuidora são configurados e instalados para atender aos clientes da companhia e acabam ficando sobrecarregados com a demanda irregular provocada por gatos e desligam, ocasionando as interrupções", diz trecho da nota.

A Defensoria do Rio, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), também entrou com uma ação coletiva cobrando o direito dos moradores prejudicados com a interrupção do serviço de luz e, também, pela falta de informação clara e adequada.

"Em uma situação de calor extremo, deixar o povo da comunidade da Rocinha há tantos dias sem luz é um tratamento desumano contra a população vulnerabilizada que a Defensoria Pública não poderia aceitar calada", disse o coordenador do Nudecon, Eduardo Chow de Martino Tostes.
Moradores desabafaram sobre o sufoco de estar sem energia durante a onda de calor que atinge a cidade. "Mano na rocinha está há uma semana sem luz e eu só consigo pensar na minha família e nos meus amigos passando um sufoco com esse calor sabe? favelado não tem paz", escreveu um. "Rocinha está sem luz nesse calor do inferno e agora estamos sem água. Que desgraça de Rio de Janeiro é esse?", questionou outro.
A cidade do Rio atingiu novos recordes de sensação térmica e temperatura neste sábado (18). Em uma semana de calor extremo, o Alerta Rio informou que a maior sensação térmica registrada foi de 59,7ºC, em Guaratiba na Zona Oeste, às 8h10. Em relação à temperatura, às 11h05, foi marcado 43,8ºC na mesma região. Ainda existe a possibilidade de um novo recorde.
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