Publicado 20/11/2023 17:18
Rio - Moradores de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, promoveram uma série de protestos, nesta segunda-feira (20), contra a falta de energia elétrica em diversos bairros que dura desde o fim das fortes chuvas que atingiram os municípios, no sábado (18).
No ínicio da noite, niteroienses voltaram a realizar manifestações fechando o trânsito no Centro da cidade. Na Região Oceânica, moradores atearam fogo em objetos provocando grandes nuvens de fumaça.
Mais cedo, protestos também foram realizados no Fonseca após quase três dias sem energia. Bairros da Zona Sul também foram afetados. No Centro, na Rua Marechal Deodoro, manifestantes também colocaram fogo em objetos para fechar a rua. A PM precisou atuar no local.
Ainda na manhã desta segunda (20) a Procuradoria do município deu entrada em uma ação na Justiça cobrando soluções emergenciais para a concessionária Enel. Durante a tarde, o Tribunal de Justiça acatou ação da Prefeitura de Niterói contra Enel e determinou que a concessionária restabeleça os serviços de energia elétrica na cidade no prazo de seis horas, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
O Ministério Público também entrou no caso e informou que a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte do Núcleo Niterói instaurou um procedimento administrativo para apurar as falhas da concessionária de energia Enel, em relação à demora nos reparos na rede elétrica que deixou diversos bairros de Niterói sem luz, nos últimos dias.
São Gonçalo
Na BR-101, na altura do bairro Gradim, em São Gonçalo, uma manifestação bloqueou os dois sentidos da via. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e conseguiu liberar apenas uma pista até o fim da tarde. Ao longo da manhã, os moradores também atearam fogos em objetos para fechar ruas dos bairros Rocha, Colubandê, Lindo Parque, Porto Novo, Paraíso, entre outros. Todos em São Gonçalo.
Além da falta de energia, os gonçalenses enfrentam problemas com falta de água. Isso porque a queda de luz afetou o fornecimento do sistema Imunana-Laranjal, que abastece a cidade.
Por meio de nota, a prefeitura da cidade informou que ingressou com uma ação civil pública contra a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região.
"Com boa parte da cidade às escuras após o temporal, a cidade enfrenta prejuízos incalculáveis.
A inércia da concessionária em restabelecer o serviço tem gerado diversos protestos. Buscando garantir a dignidade, segurança e bem-estar da população, o prefeito solicitou medidas judiciais imediatas e os reparos em até 24 horas. Um esforço que busca reparar os danos sofridos pelos gonçalenses", informou
Em relação aos protestos, a PM informou que agentes do 7ºBPM (São Gonçalo) e do 12ºBPM (Niterói) atuaram para liberar o trânsito em pontos de bloqueio. O policiamento está reforçado na região.
O que diz a Enel ?
Por meio de nota, a Enel Distribuição Rio informa que 91% dos clientes afetados pela intensa tempestade registrada na noite de sábado (18) tiveram o serviço normalizado. O evento climático, com chuva, rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia.
Ainda segundo a concessionária, as cidades mais afetadas são Niterói, São Gonçalo e Maricá, ambas na Região Metropolitana do Rio, e em Petrópolis, na Região Serrana.
Em Itaboraí, ainda na Região Metropolitana, alguns bairros também ficaram sem energia. Segundo a Enel, uma equipe da distribuidora em deslocamento chegou a ser parada por clientes para reparar um trecho da rede no bairro Itambi. Mas como a equipe que foi imobilizada não tinha habilitação para o serviço necessário no local, a distribuidora enviou outra equipe para realizar os reparos necessários e normalizar o fornecimento de energia aos clientes.
"Dando sequência ao plano verão preparado para este período crítico, foi acionado imediatamente um reforço no número de equipes em campo, que atuaram durante toda a noite e o dia de hoje para agilizar o atendimento às emergências. A Enel segue trabalhando com força total para recuperar todos os clientes o mais rápido possível", disse em nota.
A empresa orientou também sobre os canais de reclamações. "Em situações de contingência, devido ao alto volume de chamadas no call center, a empresa orienta que os clientes utilizem os canais digitais para agilizar o atendimento. A empresa reforçou a estrutura em todos os canais de comunicação direta para ingresso das solicitações", explicou.
O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21 99601-9608). As solicitações relacionadas à falta de luz também podem ser feitas prioritariamente pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br.
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