Publicado 25/11/2023 12:48
Rio - Como parte da preparação para o verão, a Cedae vai realizar a manutenção preventiva do sistema Guandu das 4h de quinta-feira (30) às 4h de sexta-feira (01). Composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) e dois subsistemas de água tratada, Marapicu e Lameirão, o sistema é responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas no município do Rio e na Baixada Fluminense.
O serviço, que havia sido adiado por conta do forte calor das últimas semanas, vai mobilizar mais de 500 profissionais, entre engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento. Os técnicos farão inspeções e correções para reforçar a eficiência do sistema, como instalação de equipamentos, reparos gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal.
"Por que a Cedae faz a manutenção perto do verão? Um dos principais motivos é que, quanto mais próximo do verão fizermos a paralisação, mais garantia teremos de passar pelo período mais quente do ano com a estação performando sem intercorrências, ou seja, produzindo em sua capacidade total. Caso fizéssemos esta paralisação no inverno, teria uma janela de seis meses para surgir um problema na estação. E, se fosse necessário parar a estação para corrigi-lo, só conseguiríamos fazer depois do verão, e a operação ficaria comprometida, podendo causar redução na produção de água logo no período em que há maior demanda", explica Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae.
Normalização do abastecimento
Durante o serviço, a produção vai ficar interrompida, afetando o abastecimento para os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados. A operação do sistema será retomada de forma gradativa logo após a conclusão da manutenção.
A Cedae recomenda à população que economize água para o período, adiando tarefas não essenciais.
Vale ressaltar que a distribuição nas localidades atendidas é de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, de acordo com as respectivas áreas de atuação.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.