Mutirão beneficiou moradores de Santa Cruz, na Zona OesteDivulgação
Publicado 26/11/2023 07:42
Publicidade
Rio - A Comunidade Cesarão, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, recebeu, neste sábado (25), um grande mutirão de serviços do programa Favela com Dignidade. No total, 2.153 pessoas foram atendidas na ação, promovida pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária, com apoio de diversos outros órgãos municipais e estaduais.
A equipe da Secretaria de Saúde vacinou contra covid-19 (dose bivalente) e influenza, além de oferecer imunização de rotina para crianças, adolescentes e adultos. Os agentes também fizeram testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatite, além de testagem para identificar casos de tuberculose, com a primeira amostra a ser coletada durante a ação.
Os agentes de saúde também alertaram sobre os cuidados para prevenção da dengue, chikungunha e zika e apresentaram os programas antitabagismo e de práticas terapêuticas para prevenção e recuperação da saúde disponíveis nas unidades de saúde da região.
A prefeitura também cadastrou pessoas interessadas no banco de oportunidades de emprego, e a Secretaria de Habitação fez a inscrição no Minha Casa, Minha Vida. A Assistência Social prestou atendimento social, deu orientações sobre o CadÚnico e sobre os serviços ofertados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região. Pessoas acima de 60 anos receberam informações sobre o passe interestadual para gratuidade em viagens de ônibus.
Pais de alunos receberam informações sobre matrículas escolares para 2024 e sobre o PEJA (Projeto de Educação de Jovens e Adultos).
Isenção de documentos
As tendas do Procon Carioca e da Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais estavam entre as mais procuradas. A primeira para registros e orientações sobre problemas de consumo e a segunda para inscrições para a castração de cães e gatos e vacinação contra raiva.
A Fundação Leão XIII concedeu isenção para a segunda via de certidões de óbito, nascimento, divórcio e casamento, além de habilitação para casamento comunitário. Já o Detran.RJ recebeu pessoas interessadas em agendar a 1ª e 2ª via de carteira de identidade.
Desde 2021, o Favela com Dignidade já promoveu 23 ações conjuntas, oferecendo 31.053 mil atendimentos diretos.
Publicidade
Leia mais