Publicado 29/11/2023 12:39
Rio - Jovens com até 29 anos, de famílias de baixa renda, passaram a ter direito à meia-entrada nos eventos culturais, artísticos, esportivos e de lazer, públicos e privados, em todo o estado do Rio. A medida, sancionada pelo governador Cláudio Castro, no Diário Oficial desta quarta-feira (29), altera a lei estadual de 2000, que garantia o benefício para todas as pessoas com até 21 anos.
De acordo com as novas regras, adolescentes e adultos entre 15 e 29 anos, cuja renda familiar mensal seja de até dois salários-mínimos e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, podem pagar metade do valor do ingresso em qualquer evento promovido dentro do Rio de Janeiro.
“O acesso à cultura é direito de todos e está previsto na Constituição Federal. Com essa iniciativa, estamos ampliando esse benefício e garantindo que os jovens de até 29 anos, em situações desiguais, também possam desfrutar de eventos oferecidos em todo o estado”, declarou Castro.
As mudanças não alteram o direito à meia-entrada para o público em geral até 21 anos. A regra de idade segue valendo nessa faixa-etária, independente da renda familiar.
Já os estabelecimentos devem assegurar o benefício do desconto em 40% do total dos ingressos disponíveis para cada evento, de acordo com as alterações realizadas na lei, sob pena de multa, instituída no Código de Defesa do Consumidor.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.