Agentes do MPRJ cumpriram mandados de busca e apreensão na Prefeitura de ItaocaraBanco de imagens / Agência O Dia
Publicado 29/11/2023 12:50 | Atualizado 29/11/2023 16:19
Publicidade
Rio - O Ministério Público do Rio (MPRJ) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (29), oito mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Itaocara, no Noroeste Fluminense. Entre os alvos, estão a Secretaria Municipal de Transportes e endereços de empresários envolvidos em irregularidades na aquisição de peças para manutenção dos veículos ligados à prefeitura.
A ação tem como objetivo apurar possíveis fraudes e crimes de desvio nos recursos públicos, por meio das licitações. De julho a outubro de 2023, segundo o MPRJ, a Prefeitura de Itaocara gastou mais de R$ 850 mil em peças e pneus para reparar os veículos. Há indícios, por exemplo, de que foram cobradas reposições de peças que jamais foram usadas.

Os mandados foram expedidos pela Vara Única de Itaocara, que acolheu as medidas cautelares formuladas pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO). De acordo com o GAECO, o responsável pela manutenção dos veículos era o ex-secretário Municipal de Transportes, Cézar Thiago Figueira Martins.
Com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), os agentes fizeram buscas nos endereços denunciados e encontraram notas que registravam uma grande quantidade de peças, que era incompatível com a frota da prefeitura.

Em nota, o MPRJ ainda informou que, diante da quantidade de cabeçotes e elementos de motores adquiridos, era necessário que os motores de todos os caminhões e tratores tivessem quebrado, o que não condiz com a realidade.
Procurada, a Prefeitura de Itaocara ainda não se posicionou sobre caso. O espaço segue aberto para manifestação.
Publicidade
Leia mais