Homem foi preso pelo crime de maus-tratos a animais; cachorros estavam com sinais de desnutriçãoDivulgação
Publicado 04/12/2023 18:38 | Atualizado 05/12/2023 13:51
Publicidade
Rio - João Vitor de Vasconcelos Gomes foi preso em flagrante, na manhã desta segunda-feira (4), em Madureira, na Zona Norte, pelos crimes de maus-tratos a cães e gatos. Ele assumiu ser tutor de dois cachorros da raça pitbull, que estavam em situação de abandono.
A prisão foi realizada por agentes da 24ª DP (Piedade) e teve o apoio do Serviço de Proteção e Defesa dos Animais da Prefeitura do Rio. Segundo a Polícia Civil, os policiais receberam uma denúncia de maus-tratos a animais em uma casa, em Piedade, também na Zona Norte. No local, os agentes encontraram os dois cães em um ambiente cheio de fezes e entulhos.
A instituição informou que uma perícia confirmou sinais de maus-tratos e abandono. Além disso, os animais encontrados apresentavam estado avançado de desnutrição, desidratação e diversas doenças.
"É inadmissível que os animais vivam nessas condições, ainda mais com tutores que ostentam nas redes sociais suas viagens, suas conquistas. Os animais precisam de cuidados, é crime privá-los de sombra, água, comida e cuidados veterinários! Maus-tratos à animais é crime, espero que a justiça faça o seu papel pois esses inocentes já sofreram demais", disse o secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Flávio Ganem.
Os dois cachorros foram levados para a Fazenda Modelo, em Guaratiba, na Zona Oeste, onde passaram por exames e outros cuidados veterinários. Segundo a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), os animais apresentaram lesões de dermatite, escoriações por todo corpo, mas principalmente na região da cabeça, além de baixo escore corporal mais evidente na fêmea.
Os cães passaram por avaliação clínica e coleta de material para exames, onde positivaram em um dos testes rápidos de triagem para leishemania. O teste rápido pode dar "falso positivo" e, por isso, a equipe da secretaria realizará o PCR para atestar a veracidade da informação.

"Todo protocolo de manejo ambiental e individual de cada animal será realizado até que se tenha os exames de contra prova necessários, os animais serão encolerados com coleira repelente de deltametrina e isolados. Se confirmado através de contraprova o tratamento adequado orientado através do médico veterinário será iniciado", explicou a secretaria.
João Vitor, que é marido da influencer Gabriely Araújo, destacou aos policiais que resgatou os animais da rua. Ele passará por audiência de custódia e a Justiça decidirá se ele ficará preso. A pena para o crime de maus-tratos varia de dois a cinco anos de prisão, além de multa.
Publicidade
Leia mais