Publicado 10/12/2023 13:43
Rio - A onda de calor que atingiu o Brasil nos últimos dias levanta uma questão cada vez mais importante à medida em que as temperaturas escalam patamares mais altos: a proteção aos raios solares. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de pele não melanoma é o mais incidente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Mesmo apresentando menor mortalidade, o tratamento pode, em alguns casos, deixar sequelas físicas e funcionais.
Já o câncer de pele melanoma é considerado o tipo mais grave da doença, especialmente pela grande possibilidade de se espalhar para outros órgãos. As estimativas apontam que quase 9 mil brasileiros devem receber o diagnóstico de melanoma ainda em 2023, segundo o INCA. Números que apontam para um grave problema de saúde pública.
Já o câncer de pele melanoma é considerado o tipo mais grave da doença, especialmente pela grande possibilidade de se espalhar para outros órgãos. As estimativas apontam que quase 9 mil brasileiros devem receber o diagnóstico de melanoma ainda em 2023, segundo o INCA. Números que apontam para um grave problema de saúde pública.
Em 31 de março deste ano, o presidente Lula sancionou a Lei 14.539/23, que institui a Campanha Nacional de Prevenção da Exposição Indevida ao Sol, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e as consequências da exposição indevida ao sol, e implementar medidas para facilitar o acesso ao protetor solar. Entre as doenças a serem evitadas por meio da proteção adequada aos raios solares estão as queimaduras, o câncer de pele, catarata, outros danos oculares e ainda o controle do lupus eritomatoso sistêmico.
De acordo com o texto, a campanha será veiculada anualmente pelo poder público nos meios de comunicação durante as férias escolares, e prevê necessidade de facilitar o acesso do protetor solar à população. A medida entrou em vigor em outubro (180 dias após a publicação da lei). A norma tem origem em projeto (PL 3796/04), da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). De acordo com especialistas, o foco no público escolar se justifica: a exposição indevida ao sol e aos raios ultravioletas tem efeito cumulativo e os abusos da infância e adolescência são sentidos na fase adulta.
Em algumas cidades como Maricá e Saquarema, ambas no estado do Rio de Janeiro, já existem totens com sensores de presença para distribuição gratuita de protetor solar. São pontos estratégicos com grande circulação de pessoas gerando ampla visibilidade, além do acesso rápido e prático ao produto distribuído. Ao todo mais de um milhão de doses já foram dispensadas para a população dos dois municípios.
O serviço, que une publicidade e prevenção, é oferecido pela Social&Soluções, fundada pelo publicitário pós-graduado em Gestão de Sustentabilidade, Higor Amaral. A empresa é a única no país especializada em ações e campanhas com distribuição gratuita de preservativos, álcool em gel, protetor solar, repelente e água. Em 2015, ele entrou no mercado com máquinas de distribuição de preservativos. Desde então, mais de 12 milhões de unidades já foram distribuídas gratuitamente em grandes eventos no país.
De acordo com o texto, a campanha será veiculada anualmente pelo poder público nos meios de comunicação durante as férias escolares, e prevê necessidade de facilitar o acesso do protetor solar à população. A medida entrou em vigor em outubro (180 dias após a publicação da lei). A norma tem origem em projeto (PL 3796/04), da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ). De acordo com especialistas, o foco no público escolar se justifica: a exposição indevida ao sol e aos raios ultravioletas tem efeito cumulativo e os abusos da infância e adolescência são sentidos na fase adulta.
Em algumas cidades como Maricá e Saquarema, ambas no estado do Rio de Janeiro, já existem totens com sensores de presença para distribuição gratuita de protetor solar. São pontos estratégicos com grande circulação de pessoas gerando ampla visibilidade, além do acesso rápido e prático ao produto distribuído. Ao todo mais de um milhão de doses já foram dispensadas para a população dos dois municípios.
O serviço, que une publicidade e prevenção, é oferecido pela Social&Soluções, fundada pelo publicitário pós-graduado em Gestão de Sustentabilidade, Higor Amaral. A empresa é a única no país especializada em ações e campanhas com distribuição gratuita de preservativos, álcool em gel, protetor solar, repelente e água. Em 2015, ele entrou no mercado com máquinas de distribuição de preservativos. Desde então, mais de 12 milhões de unidades já foram distribuídas gratuitamente em grandes eventos no país.
Em 2018 desenvolveu a mídia em totens automáticos com a distribuição de álcool em gel, protetor solar e repelente com o objetivo de aproximar do dia a dia da população uma mídia com serviço de saúde e utilidade pública. O empresário conta que, há três anos, criou o chamado “Escudo da Prevenção”, um formato itinerante do totem, que leva os produtos – álcool em gel, protetor solar ou repelente – em grandes eventos. A distribuição gratuita de água no Rock in Rio e no desfile das escolas de samba, na Marquês de Sapucaí, foi o passo seguinte.
“O nosso serviço é fundamental para democratizarmos o uso do protetor solar, ao aproximar, de forma gratuita, o produto da população. Temos o potencial de contribuir com governos e empresas com a nossa capacidade de entrega em todo o país. Sempre defendemos a utilização de campanhas que gerem experiência com benefício social”, explica Higor Amaral, que já desenvolveu ações em parceria com o Ministério da Saúde, Governo de Alagoas, Governo do Rio de Janeiro, Prefeitura de Serra (ES), Banco do Brasil, Sesc Rio, Unimed, entre outras empresas.
A abordagem do câncer de pele, com a prevenção, o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento correto, é um desafio de saúde. A fundadora e presidente do Instituto Melanoma Brasil, organização não governamental sem fins lucrativos, Rebecca Montanheiro, enfatiza que não podemos subestimar o perigo da doença. O tipo mais comum, o câncer de pele não melanoma, tem baixa letalidade, mas pode gerar comprometimento estético importante e outras sequelas. Já o câncer de pele melanoma é o tipo menos comum, porém mais agressivo, responsável pelo maior percentual de óbitos e desconhecido por quase 80% da população brasileira.
“Recentemente, um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) alertou que um terço das mortes causadas por câncer de pele não melanoma se devem à exposição solar ocupacional. A lei que institui a Campanha Nacional de Prevenção da Exposição Indevida ao Sol é um importante passo dado pelo governo federal, porém, é necessário que o Ministério da Saúde desenvolva ações concretas e efetivas, incluindo a conscientização e o acesso ao protetor solar nas Unidades Básicas de Saúde, assim como já é feito com outros itens essenciais, como camisinha e pílula anticoncepcional. Esperamos que essa lei seja o ponto de partida, aproveitando o mês de dezembro, conhecido como Dezembro Laranja, dedicado à conscientização sobre o câncer de pele, para novos passos concretos, com a inclusão do tema na Pasta de Prevenção e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde”, afirma Rebecca.
O fundador da Social&Soluções concorda e vai além: “A Lei 14.539, que estipula a Campanha Nacional de Prevenção da Exposição Indevida ao Sol é fundamental em função das mudanças climáticas e das altas temperaturas que estamos enfrentando. Com a aplicação da lei, mais cidades adotarão medidas de prevenção como a distribuição de água e de protetor solar em pontos estratégicos”, concluiu Higor Amaral.
“O nosso serviço é fundamental para democratizarmos o uso do protetor solar, ao aproximar, de forma gratuita, o produto da população. Temos o potencial de contribuir com governos e empresas com a nossa capacidade de entrega em todo o país. Sempre defendemos a utilização de campanhas que gerem experiência com benefício social”, explica Higor Amaral, que já desenvolveu ações em parceria com o Ministério da Saúde, Governo de Alagoas, Governo do Rio de Janeiro, Prefeitura de Serra (ES), Banco do Brasil, Sesc Rio, Unimed, entre outras empresas.
A abordagem do câncer de pele, com a prevenção, o acesso ao diagnóstico precoce e ao tratamento correto, é um desafio de saúde. A fundadora e presidente do Instituto Melanoma Brasil, organização não governamental sem fins lucrativos, Rebecca Montanheiro, enfatiza que não podemos subestimar o perigo da doença. O tipo mais comum, o câncer de pele não melanoma, tem baixa letalidade, mas pode gerar comprometimento estético importante e outras sequelas. Já o câncer de pele melanoma é o tipo menos comum, porém mais agressivo, responsável pelo maior percentual de óbitos e desconhecido por quase 80% da população brasileira.
“Recentemente, um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) alertou que um terço das mortes causadas por câncer de pele não melanoma se devem à exposição solar ocupacional. A lei que institui a Campanha Nacional de Prevenção da Exposição Indevida ao Sol é um importante passo dado pelo governo federal, porém, é necessário que o Ministério da Saúde desenvolva ações concretas e efetivas, incluindo a conscientização e o acesso ao protetor solar nas Unidades Básicas de Saúde, assim como já é feito com outros itens essenciais, como camisinha e pílula anticoncepcional. Esperamos que essa lei seja o ponto de partida, aproveitando o mês de dezembro, conhecido como Dezembro Laranja, dedicado à conscientização sobre o câncer de pele, para novos passos concretos, com a inclusão do tema na Pasta de Prevenção e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde”, afirma Rebecca.
O fundador da Social&Soluções concorda e vai além: “A Lei 14.539, que estipula a Campanha Nacional de Prevenção da Exposição Indevida ao Sol é fundamental em função das mudanças climáticas e das altas temperaturas que estamos enfrentando. Com a aplicação da lei, mais cidades adotarão medidas de prevenção como a distribuição de água e de protetor solar em pontos estratégicos”, concluiu Higor Amaral.
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