Publicado 12/12/2023 14:38 | Atualizado 12/12/2023 16:01
Rio - O Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, em Laranjeiras, na Zona Sul, recebeu a decoração natalina nesta segunda-feira (11). Na cerimônia de inauguração do projeto "Luzes da Guanabara", a fachada do local foi iluminada com mais de 100 mil LEDs e a árvore de Natal com acessibilidade para pessoas com deficiência também foi aberta ao público.
O evento contou com a participação do governador Cláudio Castro, da primeira-dama, Analine Castro, e de secretários do executivo. Além disso, o Coro Juvenil do Rio de Janeiro se apresentou e cantou músicas natalinas.
O evento contou com a participação do governador Cláudio Castro, da primeira-dama, Analine Castro, e de secretários do executivo. Além disso, o Coro Juvenil do Rio de Janeiro se apresentou e cantou músicas natalinas.
Cláudio Castro comentou sobre a iniciativa. "O final do ano é a nossa oportunidade de agradecer, nossa possibilidade de fazer uma reflexão do que se passou no ano, daquilo que conseguimos vencer. Mas há algo mais precioso e que tem que ser o principal para realizar tudo isso, que é fazer tudo com amor", disse.
A programação também marcou a abertura da campanha de doações para o Natal do RioSolidario, com entregas de cestas de alimentos e brinquedos. A organização atua nas comunidades do Batan, Vila do João e Cidade de Deus com oficinas recreativas, música, esportes, contação de histórias para crianças e atendimento às famílias. Representando os assistidos pelo projeto, 15 crianças estiveram presentes e receberam as contribuições.
Visando a acessibilidade de pessoas com deficiência, a árvore natalina exposta na frente do Palácio tem piso tátil e cartões em braile. A decoração ficará exposta até o dia 6 de janeiro de 2024 para que o público possa visitar e fazer fotos no local. Além disso, a Rua Pinheiro Machado, onde está localizada a sede oficial do Governo do Estado, também será iluminada.
A ideia do projeto é transformar o Palácio Guanabara em um ponto turístico. O casarão é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por sua importância cultural. O projeto Luzes da Guanabara é idealizado pela Abellie Produções e Eventos, com o patrocínio da Light e da Secretaria de Estado de Cultura.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.