Publicado 22/01/2024 11:22
Rio - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) inicia na terça-feira (23) a campanha "Vem pra biometria" para cadastrar mais de quatro milhões de eleitores do estado, precisamente 4.398.963 pessoas, que ainda não têm a digital no sistema eleitoral. O número representa cerca de um terço (34%) dos eleitores do estado .
Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (22) durante coletiva de imprensa na sede do tribunal, no Centro do Rio. Dos 12.884.878 eleitores, 65,86% (8.484.915) já possuem biometria.
Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (22) durante coletiva de imprensa na sede do tribunal, no Centro do Rio. Dos 12.884.878 eleitores, 65,86% (8.484.915) já possuem biometria.
O tribunal fez uma transferência de dados biométricos do Detran-RJ e orienta os moradores do estado a consultarem no site do TRE se já estão "biometrizados". A consulta pode ser feita neste link.
O prazo final da Justiça Eleitoral é que todos estejam cadastrados até 2026. "É fundamental que a população entenda a necessidade de fazer a biometria para modernizar e trazer ainda mais segurança ao processo. Traz um efeito para todo colégio eleitoral. Pedimos para o eleitor vir para a Zona Eleitoral ou , se encontrar essa campanha na rua, regularize o seu registro", reforçou o presidente do TRE-RJ, Henrique Carlos de Andrade Figueira.
Após conferir no site se já está com a biometria cadastrada, o eleitor pode se dirigir a um dos 165 cartórios eleitorais do estado e 18 centrais de atendimento do TRE de 11h às 17h em abrangência estadual. Não é necessário fazer o cadastro em sua própria zona eleitoral.
Nesta terça (23), a campanha começa nas ruas pelo metrô da Carioca, no Centro do Rio. A Região Metropolitana do Estado é uma das que estão mais críticas no cadastro biométrico.
O TRE-RJ orienta que o eleitor que já possui título apresente documento de identidade para cadastrar a biometria e comprovante de residência para atualização do endereço.
Já quem for tirar o título de eleitor este ano, deve apresentar os seguintes documentos: documento de identificação civil, comprovante de residência, certificado de quitação militar no caso dos homens com 19 anos ou mais e comprovante de quitação eleitoral se estiver em débito com a Justiça Eleitoral.
O presidente acrescentou que a biometria vai trazer mais rapidez à votação. A campanha será feita até o dia 8 de maio, data de fechamento do cadastro eleitoral para as eleições municipais deste ano.
"A nossa proposta é ir a todos os locais necessários. Toda semana tem uma ação da Justiça Itinerante. Precisamos pegar a biometria do eleitor", finalizou o presidente Henrique Carlos de Andrade Figueira.
Municípios mais críticos
O município com menos "biometrizados" é o de Paraty, na Costa Verde, com 44% dos eleitores sem as digitais cadastradas. Na sequência, vêm São José de Ubá (42%), São Francisco de Itabapoana (42%) e Mangaratiba (42%).
A capital, Rio de Janeiro (40%), São Gonçalo (40%), Mesquita (40%), Japeri (40%) e Itaguaí (40%) são alguns dos 15 municípios que estão na zona vermelha do TRE-RJ e serão priorizados na campanha.
Já os municípios que têm mais eleitores cadastrados são São Sebastião do Alto, com 94% com biometria, Cambuci (93%), Trajano de Moraes (93%), Niterói (93%), São João da Barra (92%), Itaocara (91%), Búzios (90%), Varre-Sai (90%), Natividade (90%) e Santa Maria Madalena (90%).
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.