Lindenberg Vieira da Silva, de 34 anos, conhecido como Mago Lindo, foi preso em esconderijo no Complexo do ChapadãoReprodução
Publicado 21/02/2024 08:19
Rio - Lindemberg Vieira da Silva, 34 anos, um dos líderes do Comando Vermelho (CV) na Paraíba foi preso, nesta quarta-feira (21), durante operação policial no Complexo do Chapadão, em Anchieta, Zona Norte do Rio. Lindemberg, conhecido como Mago Lindo, foi alvo de dois mandados de prisão por crimes de tráfico e porte ilegal de armas. Segundo a polícia, ele ordenou a queima de um ônibus na cidade de João Pessoa em julho do ano passado — a ação terminou com a morte do motorista do coletivo.
Coordenada entre a Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), da Polícia Civil do Rio, equipes da Polícia Civil da Paraíba e a Polícia Militar, a operação encontrou Mago Lindo em uma casa na comunidade do Chapadão. Conforme os investigadores, o local vinha sendo usado pelo traficante como "escritório do crime" para coordenar ações da quadrilha. 
Lindemberg está no Rio desde o início de 2023, quando lideranças do CV do Rio decidiram estreitar laços com criminosos da Paraíba. O núcleo liderado pelo traficante fica na cidade de Bayeux, próxima à João Pessoa.
Ônibus incendiado com passageiros dentro
No dia 18 de julho do ano passado, Mago Lindo ordenou que bandidos sequestrassem e incendiassem um ônibus na capital paraibana, impedindo a saída dos passageiros. Cinco pessoas tiveram queimaduras. O motorista chegou a ser socorrido com 54% do corpo queimado, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com os investigadores, a intenção do ataque era promover a desestabilização da segurança pública daquele estado e atribuir o crime a uma facção rival.
Durante a ação, não houve tiroteio. Na ação, PMs do 41º BPM (Irajá) prenderam um homem com uma pistola e recuperaram um veículo.
Outras operações
A Vila Kennedy, Zona Oeste, foi alvo de uma operação da PM desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (21). Segundo a corporação, houve troca de tiros e três pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo. Agentes prenderam um criminoso em flagrante. Com ele, foram apreendidas duas pistolas, uma granada, um radiotransmissor e drogas. A ocorrência foi encaminhada para a 34ª DP (Bangu).
Na favela da Muzema, equipes dos batalhões de Operações Especiais (Bope), de Ações com Cães (BAC) e do Grupamento Aeromóvel (GAM) atuaram pela manhã mas sem registros de prisões ou apreensões até o momento. A operação foi realizada após traficantes do CV tomaram o controle da região, que até então era dominada pela milícia.
Publicidade
Leia mais