Publicado 26/02/2024 00:42 | Atualizado 26/02/2024 00:42
O Rio de Janeiro, conhecido por sua beleza natural e cultural, acaba de receber mais um reconhecimento internacional. A Praia de Ipanema, localizada na Zona Sul, foi considerada a segunda melhor praia do mundo pelo guia especializado de viagens Lonely Planet, no livro 'Best Beaches in The World', que destaca as 100 melhores praias ao redor do planeta. O título não é surpresa para aqueles que conhecem a cidade e suas deslumbrantes praias.
O estudante de Administração Ian Rezende, de 20 anos, que veio do Amapá, na Região Norte do país, acredita que a Praia de Ipanema é uma das mais bonitas que já viu. "Eu acho incrível a Praia de Ipanema, eu nem sou do Rio. Eu moro aqui já há seis anos, eu acho que é a mais bonita que eu já vi, ela compete diretamente com algumas lá do Norte que eu conheço, mas eu acho a praia daqui incrível. O que eu mais gosto daqui é a vista que a gente tem do Morro Dois Irmãos, eu acho que é a parte mais bonita", diz.
O aposentado Mauro Sampaio, de 63 anos, mora em Brasília e, sempre que vem ao Rio, escolhe Ipanema para ficar por causa da praia, das companhias e pelo movimento. Mauro elencou algumas características que, para ele, tornam a praia uma das mais belas, mesmo já tendo visitado muitas praias pelo país. "Além da beleza, a qualidade da água, a paisagem, tudo isso influencia no conceito de praia de boa qualidade e Ipanema também está bem representada", comenta.
Já a carioca Thalita Silveira, de 42 anos, conta sua impressão ao visitar a praia pela primeira vez: "A paisagem é maravilhosa, mas eu já conheci outras praias e gostei mais. Pelo que eu vi até agora, eu achei bem bonita, limpa, pelo menos por enquanto está bem tranquila e segura".
'Pôr do sol surpreendente'
Com uma extensão de três quilômetros, a Praia de Ipanema foi elogiada pela publicação pela experiência única proporcionada por seu "pôr do sol surpreendente". Essa característica, aliada à atmosfera única da cidade, contribuiu para colocar Ipanema no mapa das melhores praias do mundo.
O morador de Botafogo Bruno Carneiro de Almeida Bezerra, de 38 anos, concorda com as qualidades atribuídas à praia pelo guia. "A Praia de Ipanema é linda, mas por conta do Morro Dois irmãos, coisa que não tem em lugar nenhum no mundo, eu acho que teria que ser o primeiro lugar, porque o pôr do sol dela é sensacional. Ontem, estava aquele laranjão bem aceso, bem bonito e único mesmo", afirma.
A estudante de Engenharia Gabriela Vazemberg, de 22 anos, costuma frequentar sempre a Praia de Ipanema. Para ela, a praia é muito bonita, mas precisa de mais segurança. "Eu moro aqui perto e venho sempre, gosto muito. Mas não acho que seja uma das melhores. Acho que o mundo é muito grande. Deve ter lugares mais seguros, mas é muito bonito e, quando está um dia lindo, fica melhor ainda. Mas para ser o primeiro lugar ainda falta segurança", opina a jovem.
Diferentes tribos
The Pass, localizada na cidade de Byron Bay, na Austrália, ficou em primeiro lugar na lista, mas a Praia de Ipanema não deixou de atrair a atenção global como um destino de renome. Os motivos para esse reconhecimento não se limitam apenas à beleza natural, mas também à diversidade cultural e ao estilo de vida.
O guia de viagens destaca ainda os diferentes pontos de encontro ao longo da Praia de Ipanema, enfatizando a diversidade de tribos que ali se reúnem. A publicação cita o Posto 9 como ponto de encontro do "público fashion" e o trecho em frente à Rua Farme de Amoedo como o local onde a comunidade gay se encontra. Os postos 7 e 10, respectivamente, atraem surfistas e os praticantes de vôlei e futevôlei, evidenciando a versatilidade da Praia de Ipanema e sua capacidade de agradar diferentes públicos, segundo o guia. Essa diversidade cultural e a riqueza de experiências que a praia oferece reforçam a posição do Rio de Janeiro como um destino turístico de classe mundial.
Boas lembranças
A eterna Garota de Ipanema, Helô Pinheiro, que inspirou a música 'Garota de Ipanema', composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes em 1962, relembra momentos na praia e celebra sua classificação como segunda melhor do mundo. "A praia sempre foi muito elogiada pelos turistas, por todos, porque é realmente saudável. Saudável porque é uma praia onde você pode jogar vôlei, frescobol, futebol, ela possui uma ampla área esportiva. E o mar é sempre o mesmo. Houve momentos em que tive que pegar jacaré, pois naquela época não existia surfe e eu descia nas ondas apenas com o meu próprio corpo. Acho que é uma praia que me traz grandes recordações da minha juventude, que era o maior evento para mim nas férias escolares. Era praticamente meu hobby, ir para a praia de manhã e só sair quando já estava escurecendo."
O presidente da Riotur, Ronnie Costa, celebra com orgulho o título, destacando a importância desse reconhecimento para a cidade. "É uma honra para o Rio de Janeiro receber essa premiação na votação da Praia de Ipanema. Sendo eleita a segunda melhor praia do mundo, é motivo de muito orgulho para nós, que já temos Copacabana como a praia mais conhecida do mundo. Isso prova que o Rio de Janeiro está no caminho certo, e aqui as pessoas encontram entretenimento, lazer e também esse lazer gratuito, que é a nossa orla maravilhosa. Temos a responsabilidade e o esforço para melhorar cada vez mais e chegar ao primeiro lugar. Acho que a cidade tem a capacidade de demonstrar para o mundo inteiro que sabe receber e é um destino incrível que as pessoas podem escolher o Rio de Janeiro em qualquer época do ano", comemora.
Ronnie destaca os esforços significativos do poder público e da Comlurb na manutenção e limpeza das praias, mas salienta que é necessário um esforço pessoal da população. Ele enfatiza a importância de conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade compartilhada na preservação não apenas das praias, mas também de praças e ruas.
Para o presidente da Associação de Moradores e Amigos de Ipanema (Amai), Carlos Monjardim, a praia e o bairro são uma embaixada permanente da diversidade mundial. "Achamos que merecemos o primeiro lugar, ficamos em segundo, mas realmente Ipanema merece o primeiro lugar, justamente por ser essa embaixada, essa capital da diversidade, que reúne tudo o que existe de cultura, de artes, de pensamento no nosso bairro. Portanto, a Praia de Ipanema é a segunda melhor praia do mundo hoje, mas ainda estamos na torcida para que chegue ao primeiro lugar", celebra o presidente da Amai.
O ranking das melhores praias
De acordo com o guia Lonely Planet, as melhores praias são as seguintes:
- The Pass, Byron Bay, Austrália
- Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil
- Ao Maya, Ko Phi-Phi, Tailândia
- Ilha Mnemba, Zanzibar, Tanzânia
- Sarakiniko, Milos Cyclades, Grécia
- Chesterman, Tofino, Canadá
- Cabo San Juan del Guía, Parque Natural Nacional Tayrona, Colômbia
- Anse Source d'Argent, La Digue, Ilhas Seychelles
- Balandra, La Paz, México
- Punta Paloma, Tarifa, Espanha
- Punta Rata, Brela, Croácia
- Oeste, Berneray, Escócia
- Rauðasandur, Islândia
- Rosa, Ilha de Padar, Indonésia
- Dueodde, Nexø, Dinamarca
- Keem Bay, Keel, Irlanda
- Ruby, Parque Nacional Olímpico, Washington, Estados Unidos
- Stanhope, Parque Nacional da Ilha do Príncipe Eduardo, Canadá
- Radhanagar, Ilhas Swaraj,Índia
- Pacífico, Siargao, Filipinas
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.