Ato pede melhores condições de trabalho para os policiais penais Divulgação
Publicado 28/02/2024 14:16
Rio - Um protesto de agentes do Sindicato de Policiais Penais em frente ao Complexo Penitenciário Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste, nesta quarta-feira (28), causou tumulto durante o horário de visita dos detentos. Em imagens que circulam nas redes sociais é possível ver pessoas aglomeradas em meio a reclamações e gritaria enquanto esperavam para entrar na instituição.
Veja o vídeo:
A categoria reivindica a falta de implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e recomposição salarial. Apesar das ações, que tiveram início às 6h, as tarefas diárias dentro das penitenciárias devem continuar sendo cumpridas conforme as condições dispostas pela administração. 'Ou seja, mínimas, não se desdobre para fazer o que está além do seu alcance', pede o sindicato.
Nas redes sociais, o sindicato informou que a categoria está em alerta amarelo e que iniciou a Operação 'Dentro da Lei, Cumpra-se Sem Improviso', como forma de reivindicação às demandas represadas pelo Governo. O movimento pretende se estender pelas próximas semanas, às quartas, quintas, sábados e domingos.
A operação começou a ser avisada há uma semana. Segundo o sindicato, os policiais não têm a intenção de prejudicar os visitantes. "A abordagem aos visitantes, na entrada do Complexo Penitenciário de Gericinó será estruturada no estrito cumprimento da lei, pautado nos princípios constitucionais da dignidade humana e legalidade, bem como, à proteção da integridade física, moral e psicológica dos cidadãos em contato com o sistema prisional, conforme determina o lei", disse.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que, em virtude de uma aglomeração causada pelo grupo sindical, o acesso de visitantes e familiares ao Complexo Penitenciário de Gericinó ficou prejudicado na manhã desta quarta-feira (28), mas já está sendo normalizado.
Publicidade
Leia mais