Publicado 16/03/2024 16:12
Rio - O Centro do Rio recebeu neste sábado (16) mais uma edição especial da Feira das Yabás, tradicional evento que acontece há 16 anos em Oswaldo Cruz, na Zona Norte, unindo música e gastronomia. Com entrada gratuita e foco na valorização do samba, a festa contou com shows, roda de conversa, quitutes e até vacinação.
A "VanBora!", veículo de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e ofereceu vacinas contra a covid-19, hepatite B, difteria e tétano. O mascote Zé Gotinha também marcou presença.
Idealizado pelo compositor portelense Marquinhos de Oswaldo Cruz, que também fundou o Trem do Samba, o evento agitou a Praça da Pira, em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil. Pedro Miranda, Kiko Horta e o grupo Galocantô animaram a plateia.
Feitas pelas famosas tias quituteiras de Oswaldo Cruz, muitas delas ligadas à Portela, as comidas foram um show à parte. No cardápio, angu à baiana, peixe frito, rabada com agrião, costelinha de porco, torresmo, doces e outras delícias.
A programação foi aberta com uma roda de conversa entre a apresentadora e cantora Bia Aparecida e a atriz Isabel Fillardis.
A Feira das Yabás foi reconhecida como Patrimônio Cultural de natureza imaterial da cidade do Rio, em dezembro de 2022, através de decreto do prefeito Eduardo Paes.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.