Publicado 20/05/2024 15:17
Rio - Morreu, neste domingo (19), o jornalista, advogado e professor José Amaral Argolo, aos 67 anos. Ele estava internado no Hospital Municipal Luiz Gonzaga, no município de Miguel Pereira, na Região Serrana, e lutava contra um câncer. A causa da morte ainda não foi divulgada.
PublicidadeComo jornalista investigativo, Argolo atuou na TV Globo e nos jornais O Globo, O Dia, Comércio e no extinto Última Hora. Como professor adjunto, trabalhou na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que dirigiu entre os anos de 2002 e 2006.
Em 1977, Argolo se formou em Direito e, em 1978, em Jornalismo. Também concluiu cursos de Especialização em Criminologia Clínica e Psicopatologia Forense e Ciência Política. Além disso, é Mestre em Filosofia e Doutor em Comunicação e Cultura.
Nos últimos anos, o jornalista estava na Universidade Federal Fluminense (UFF), exercendo atividades junto ao Instituto de Estudos Estratégicos e ao Instituto Virtual de Estudos Estratégicos. Além da UFF, Argolo integrava, como pesquisador, o grupo liderado pelo professor Gabriel Collares Barbosa, intitulado Núcleo de Estudos e Projetos Experimentais em Comunicação, da UFRJ.
A UFRJ publicou uma nota de pesar como homenagem ao professor assim como a Escola de Comunicação. "A ECO se solidariza com a dor da família e de todas as pessoas que o amavam", lamentou em nota.
Na universidade, Argolo fundou e coordenou o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo Impresso e Documentação Hemerográfica (N.Jor–DataH.), coordenou e editou o Jornal Comunidade-Rio e a série de separatas intitulada Cadernos Griffo. Ele também se tornou pós-graduado em Jornalismo e em Ciência Política, mestre em Filosofia, doutor em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ).
O corpo do professor será velado na manhã desta terça-feira (21) no Cemitério de São Francisco Xavier, no Caju, na Zona Portuária do Rio. Ele será cremado às 11h no crematório da unidade.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.