Alimentos estavam armazenados de forma indevida e fora da data de validadeDivulgação / Prefeitura do Rio
Publicado 13/06/2024 08:57 | Atualizado 14/06/2024 13:54
Rio - Agentes do Procon Carioca, órgão de defesa do consumidor, descartaram 128,3 kg de alimentos impróprios para consumo durante fiscalização em restaurantes do Shopping Tijuca, na Zona Norte do Rio. A operação, conduzida em razão da alta procura do Dia dos Namorados, aconteceu nesta terça-feira (11).

Segundo a prefeitura do Rio, a principal ocorrência foi no restaurante Heaven Cucina, onde foram encontrados quase 113 kg alimentos armazenados de forma indevida e fora da data de validade, considerados como impróprios para consumo.

Já no restaurante Madero, os agentes encontraram 12 kg de alimentos armazenados de forma inadequada e sem data de abertura ou prazo de validade, além de baratas na cozinha, ainda de acordo com a prefeitura. Por fim, no Gula Gula, a equipe descartou quase 3,5 kg de produtos também fora da validade e sem identificação.

A diretora executiva do Procon Carioca, Renata Ruback, informou que a fiscalização foi intensificada para garantir direitos básicos de proteção ao consumidor, e ressaltou que, após o prazo de defesa, "os estabelecimentos poderão ser multados."
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Em nota divulgada à imprensa, o Shopping Tijuca informou que "colaborou com a ação do Procon Carioca", e que "orienta seus lojistas de alimentação sobre a importância de se cumprir rigorosamente os protocolos de saúde, de acordo com as diretrizes dos órgãos competentes, para preservar o bem-estar de todos."
Procurado, o Madero enfatizou que, dos 12 kg de alimentos descartados, 9 kg eram de sal, porque estava "faltando a segunda marcação de data de validade, sendo que a primeira estava dentro do prazo de consumo". 
Quanto à dedetização, o restaurante informou que entregou ao Procon o certificado emitido pela Vigilância Sanitária. "O Grupo Madero oferece um rigoroso programa de treinamento para a equipe, focado em práticas corretas de etiquetagem e armazenamento de alimentos. Reafirmamos nosso compromisso em garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos servidos aos nossos clientes", finaliza a nota.
O Heaven Cucina informou que sempre trabalhou dentro das diretrizes dos órgãos reguladores e fiscalizadores e tem compromisso com a qualidade e segurança alimentar. "Vale ressaltar que a operação aconteceu na hora em que a maioria dos alimentos estava sendo preparada e portanto já sem as suas etiquetas de validade. Cabe dizer, ainda, que em nenhuma hipótese trabalharíamos com produtos que pudessem colocar em risco a saúde dos frequentadores da casa. A nossa cozinha sempre esteve e estará a disposição dos nossos clientes", diz a nota.

O Gula Gula informou que 3,4 kg de insumos com datas fora da validade, entre um e dois dias de vencimento, e um produto sem a etiqueta de validade foram imediatamente descartados, conforme orientação dos técnicos responsáveis.
"Com mais de 40 anos de funcionamento no Rio de Janeiro, o Gula Gula tem uma trajetória cuja seriedade, padrão de trabalho e atendimento são referências no setor. A marca sempre prezou pela qualidade da produção realizada diariamente em cada uma das oito lojas que mantém na cidade e nas duas que funcionam em São Paulo. Além de trabalhar com insumos da melhor qualidade, mantém treinamento constante das equipes de cozinha e visitas frequentes de supervisão", declara o restaurante.
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