Publicado 25/06/2024 10:51
Rio - A estação de metrô da Carioca, no Centro da cidade, vai receber, nesta quarta-feira (26), uma ação de conscientização sobre a educação positiva, que acontece de 9h às 15h, no mezanino do acesso B, na Avenida República do Chile. A atividade, promovida pela Defensoria Pública do Rio, celebra os 10 anos da Lei Menino Bernardo, que proíbe o uso de castigo físico ou tratamento cruel na criação de jovens.
PublicidadeSegundo o órgão, profissionais do setor de proteção dos direitos da criança e do adolescente vão estar no local para orientar as pessoas sobre a legislação e distribuir materiais sobre a importância da educação não violenta.
"A Lei Menino Bernardo reforça a proibição de que crianças sejam alvo de violência. Mas, ainda assim, os castigos físicos acontecem, e são naturalizados. É preciso uma grande mudança cultural e, para isso, pensamos nessa mobilização com ações de educação em direitos", detalha Rodrigo Azambuja, coordenador de Infância e Juventude da Defensoria.
A iniciativa da instituição é conduzida em parceria com a Rede Não Bata, Eduque, movimento social que luta contra o uso de qualquer tipo de agressão na educação infantil.
A Lei 13.010, também conhecida como Lei da Palmada, leva o nome de Bernardo Boldrini, menino de 11 anos que foi morto pela madrasta e pelo pai, no interior do Rio Grande do Sul, em abril de 2014.
Dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam que o número de casos de maus-tratos contra crianças de até 11 anos na cidade cresceu 173%, nos últimos três anos. São 118 registros em 2020, contra 323 em 2023. Em quase metade das ocorrências, os agressores são pais, mães, padrastos ou madrastas.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.