Publicado 05/07/2024 09:07
Rio - Uma mulher foi baleada, na manhã desta sexta-feira (5), durante um intenso confronto na comunidade da Serrinha, em Madureira, na Zona Norte. A Polícia Militar realizou uma operação contra a facção criminosa que atua na região e trocou tiros com os bandidos. Nas redes sociais, moradores afirmam que ouviram disparos desde a madrugada.
PublicidadeDe acordo com a PM, equipes do 9º BPM (Rocha Miranda) atuaram nas comunidades da Serrinha, Fazendinha, São José da Pedra, Patolinha, Dendezinho, Visconde de Sabóia e Primavera, atualmente dominadas pelo Terceiro Comando Puro (TCP). A ação teve apoio do Grupamento Especializado de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR) e pretendia coibir as investidas da facção contra comunidades do entorno, dominados pelo Comando Vermelho (CV), além de reprimir o roubo de veículos e retirada de barricadas.
Na ação, uma mulher que trabalha na região atravessava a Rua Leopoldino Oliveira, quando foi atingida por tiros na perna. A vítima, ainda não identificada, seria funcionária de uma fábrica de biscoitos e foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rocha Miranda, também na Zona Norte. Segundo a PM, o quadro de saúde dela é estável. A corporação informou ainda que um homem em atitude suspeita foi preso durante o patrulhamento e com ele apreendidos uma pistola, carregador e munições.
Nas redes socias, moradores relataram ter ouvidos muitos disparos. "Ouvi muito fogos e depois começou a sessão de tiros, era umas 6h", comentou uma pessoa. "Desde a madrugada. Ouço daqui da Intendente Magalhães. Muito triste", lamentou outra. "Faz parte da rotina. Quando não é de um lado, é do outro lado. Quero é novidades", desabafou mais um. Há meses, a região vive uma rotina de violência, por conta da disputa pelo controle das comunidades da Congonha e Cajueiro, também em Madureira, com invasões e confrontos frequentes.
O tiroteio também impactou a rotina de moradores e trabalhadores. Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver passageiros abaixados e deitados na estação de BRT do Mercadão de Madureira, para se protegerem dos tiros. No vídeo, os disparos parecem se misturar ao som de fogos. "Aí a situação para ir trabalhar. A situação do Rio de Janeiro, Madureira. Aí o que é Madureira", diz o homem que registrou o momento.
Procurada, a MOBI-Rio, responsável pelo serviço de BRT, informou que não houve alteração na operação. Por conta da ação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a Clínica da Família Mestre Molequinho do Império, em Madureira, acionou o protocolo de acesso mais seguro e suspendeu o funcionamento na manhã desta sexta-feira. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), quatro unidades escolares da rede foram impactadas na região da Serrinha. Já nas ouras comunidades, as escolas atendem presencialmente.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.