Motociclista é expulso da comunidade após ovada de mototaxistas locaisReprodução / Redes Sociais
Publicado 30/07/2024 09:33 | Atualizado 30/07/2024 11:15
Rio - Motociclistas de aplicativo estão sendo ameaçados e agredidos por mototaxistas da comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio, desde o último domingo (28). De acordo com relatos, os profissionais estão sendo impedidos de buscar passageiros e circular na região. 
Publicidade
Em vídeos que circulam nas redes sociais, o grupo que domina o transporte na área aparece jogando ovos nos motociclistas por aplicativo. "Bora, bora. Está pensando que aqui é brincadeira? Mete o pé, mete o pé e já avisa aos amigos", disse um deles enquanto arremessava ovos. 
Em outro vídeo compartilhado no X, é possível ver que alguns deles são empurrados, ameaçados e recebem "ovada" dos pilotos da comunidade. Na gravação, os motociclistas são barrados em um dos acessos da comunidade. Eles são recebidos com ovos e um chega a ter a moto chutada por dois homens. O grupo local usava capacete ou capuz, o que dificulta a identificação.
Em nota, a Polícia Militar informou que agentes da UPP Rocinha foram acionados por policiais da 11ª DP (Rocinha). De acordo com a corporação, como medida foi realizada uma reunião com a Associação de Moradores, onde ficou acordado que não haverá mais incidentes como o ocorrido.
Procurada pelo DIA, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) informou que vê com preocupação os relatos de agressão a motoristas parceiros na região da Rocinha e é favorável a iniciativas do Poder Público para coibir a violência e garantir a liberdade da população na escolha de seus prestadores de serviços e direito de ir e vir.
"A Amobitec entende que segurança pública é um dos maiores desafios da sociedade brasileira e que as ações contra a insegurança envolvem diferentes atores em um trabalho em conjunto. As plataformas associadas à Amobitec atualmente contribuem com investimentos e ferramentas tecnológicas direcionadas à segurança e estão continuamente à disposição das autoridades oficiais para discutir alternativas e soluções", diz trecho da nota. 
Por fim, a associação afirma que entre as iniciativas já desenvolvidas visando mais segurança a parceiros e usuários das plataformas está a integração dos aplicativos com o sistema 190 no RJ, que permite ao motorista e usuário acionarem um botão de emergência que envia os dados da viagem para a central de atendimento da Polícia Militar.
Leia mais