Grupo vendia animais silvestres em grupo de aplicativo de mensagemDivulgação / PCERJ
Publicado 17/10/2024 10:31 | Atualizado 17/10/2024 17:20
Rio - A Polícia Civil realiza nesta quinta-feira (17) uma operação contra o tráfico de animais silvestres. De acordo com a corporação, os criminosos organizaram grupos de venda em um aplicativo de mensagem, onde faziam anúncios com fotos, vídeos e preços – que variavam de acordo com demanda e época do ano.
Publicidade
Ainda segundo a Polícia Civil, as diligências já se encerraram nesta quinta. O saldo foi de quatro presos em flagrante e um adolescente apreendido. Todos foram encaminhados à Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (DPMA). Além disso, os policiais apreenderam mais de 20 animais de diferentes espécies.
Batizada como “Garras da Lei”, a operação, desencadeada após mais de um ano de investigação, abrange capital, Baixada Fluminense, Região dos Lagos e municípios do Norte e Noroeste do estado do Rio.
Investigadores afirmaram que a quantidade e a variedade de animais retirados da natureza e postos à venda pelos criminosos é "expressiva". Dentre as espécies afetadas pela ação ilegal, estão macacos-pregos, saguis, papagaios, tucanos, jacaré, sapos, cobras e tartarugas.

As investigações começaram em maio de 2023 quando agentes da 14ª DP (Leblon) prenderam em flagrante três caçadores de animais silvestres, tentando capturar um bicho-preguiça em área de preservação ambiental, na Floresta da Tijuca.
Leia mais