Veículo usado por criminosos para cometer assaltos era roubadoReginaldo Pimenta/Agência O Dia
Publicado 08/11/2024 07:45
Rio - O intenso confronto que assustou moradores da Vila Kosmos e da Vila da Penha, na Zona Norte, na noite desta quinta-feira (7), deixou três suspeitos mortos e um ferido. A troca de tiros entre criminosos e policiais militares teve início depois que bandidos não respeitaram uma ordem de parada, na Avenida Vicente de Carvalho, e atiraram. Um dos envolvidos é apontado como gerente geral do tráfico de drogas do Morro do Juramento. Após a noite de terror, o policiamento segue reforçado na região nesta sexta-feira (8). 
Publicidade
De acordo com a Polícia Militar, agentes do 41º BPM (Irajá) realizavam um patrulhamento na Avenida Vicente de Carvalho, próximo à Rua Soldado Severino Mengarda, na Vila Kosmos, quando encontraram com bandidos armados que vinham praticando assaltos na Vila da Penha e Vicente de Carvalho, na Zona Norte, em dois veículos, dos modelos Chevrolet Onix e Volkswagen T-Cross. Os PMs tentaram abordar os criminosos, mas eles atiraram contra a viatura e houve confronto.
Na troca de tiros, os quatro ocupantes do Onix acabaram baleados e Alexsandro de Oliveira Mendonça, o Biró, de 31 anos, morreu no local. Já os suspeitos que estavam no T-Cross conseguiram escapar e, durante a fuga, também atiraram contra uma viatura que estava na Rua Flamínia, na Vila da Penha. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que uma viatura da corporação é alvo de diversos disparos traçantes de fuzil por partes dos criminosos. Confira abaixo. 
Os outros três baleados foram socorridos para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, onde Kassio Gomes Rodrigues, 29, e outro identificado apenas como "Sobrinho", não resistiram. O último é apontado como gerente geral do Juramento e segurança de Pedro Paulo Guedes, o Pedro Bala. Segundo o Portal dos Procurados, ele é chefe da Tropa do Urso do Comando Vermelho e está foragido por, entre outros crimes, a morte de uma adolescente de 15 anos, em 2021, pelo chamado "tribunal do tráfico". O caso aconteceu após o ex-namorado dela, também traficante da quadrilha, descobrir que a vítima estava se relacionando com um membro de uma facção rival.
Além deles, Willians Fernandes dos Santos, de 35 anos, foi atendindo na unidade de saúde, recebeu alta médica e encaminhado para a 27ª DP (Vicente de Carvalho) sob custódia. Contra ele, há uma anotação criminal por ameaça, no âmbito de violência doméstica contra mulher. Com os suspeitos, a PM apreendeu três fuzis, uma pistola, uma granada, munições e carregadores de armas. O veículo em que os criminosos foram baleados era roubado e ficou com dezenas de marcas de tiros e o parabrisa traseiro destruído.
A Polícia Civil informou que a investigação está em andamento na 27ª DP para esclarecer as circunstâncias dos fatos. Apesar do clima de tensão na região, as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Educação (SME) informaram que as unidade de saúde e escolas da rede funcionam normalmente nesta sexta-feira. 
Leia mais