Queda de estrutura causou fechamento do sentido Centro do Túnel Santa BárbaraArmando Paiva / Agência O Dia
Publicado 13/12/2024 06:16 | Atualizado 13/12/2024 15:35
Rio - O fechamento do Túnel Santa Bárbara no sentido Centro desde as 4h da manhã desta sexta-feira (13) causa grandes transtornos aos motoristas que precisam trafegar pela região. A interrupção ocorreu após a queda de uma estrutura do muro de contenção da galeria. O bloqueio da via por tantas horas complica ainda mais o trânsito em um dos dias mais movimentados da semana.
Publicidade
Equipes da Defesa Civil estão no local para avaliar os danos e a Comlurb realiza a limpeza. Até o momento, não há previsão para a reabertura do túnel. O sentido Zona Sul não foi afetado. 
A interdição tem causado reflexos em várias partes da cidade, com o trânsito mais intenso especialmente no Túnel Rebouças, uma das principais rotas alternativas para os motoristas. O aumento no fluxo de veículos também impacta vias próximas, como a Avenida Rui Barbosa, a Praia do Flamengo e a Praia de Botafogo, agravando os congestionamentos na Zona Sul e no Centro do Rio.
Em um vídeo registrado dentro do túnel, é possível ver parte do muro de contenção do interior da galeria destruída, com pedaços de concreto espalhados pela via. As imagens mostram o impacto da queda da estrutura, que interrompeu o tráfego no sentido Centro.
De acordo com o Centro de Operações Rio, equipes da Secretaria Municipal de Conservação iniciaram demolição no trecho afetado. A Light e CET-Rio também avaliam as condições no interior da galeria. A expectativa é de que ao menos uma pista seja liberada durante a tarde. A informação foi passada pelo prefeito do Rio. 
Eduardo Paes informou pelas redes sociais que a queda não é grave e envolveu apenas uma parte do revestimento da galeria, que está em obra. "O problema não é grave. Achamos que a reabertura seria mais rápida mas vamos reabrir só uma faixa e proibir veículos pesados. Ou seja, teremos o trânsito na região, já complicado em uma sexta, ainda com mais problemas. Evitem a região hoje!", alertou Paes.

Leia mais