O primeiro dia do verão na cidade do Rio começou com o tempo nubladoDivulgação / Centro de Operações Rio
Publicado 21/12/2024 16:58 | Atualizado 21/12/2024 18:05
Rio - O primeiro dia do verão na cidade do Rio começou com um clima atípico para a estação mais quente do ano. Apesar de ser sinônimo de sol, praias lotadas e calor intenso, o início da temporada preferida dos cariocas trará um grande volume de chuva, segundo especialistas.
Publicidade
O período teve início às 6h21 deste sábado (21), marcado pela passagem de uma frente fria. O fenômeno trouxe um amanhecer com céu nublado, queda nas temperaturas e previsão de chuva para o fim do dia, de acordo com o sistema Alerta Rio. A máxima chegou a 33,4°C, enquanto a mínima atingiu 20,8°C.
"O verão é a estação que a gente recebe mais radiação solar, então, é a estação mais quente, e também a mais chuvosa aqui na cidade. Esses meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março são meses com muito volume de chuva. E essas chuvas fortes, principalmente na tarde e noite, ocorrem às vezes com mudanças bruscas nas condições do tempo. Então, é importante que as pessoas acompanhem as atualizações da previsão do tempo", orienta Raquel Franco, meteorologista chefe do Alerta Rio. 
A meteorologista Camilla Visibeli, do Tempo Ok, explica que, embora estejam previstos dias quentes, a chegada da estação não deve trazer temperaturas tão elevadas quanto as registradas no verão passado. No entanto, a especialista alerta que as recentes mudanças climáticas observadas no Brasil podem influenciar no comportamento climático do Rio.
"Vimos uma série de eventos extremos se tornando mais e mais frequentes, tivemos muitos recordes batidos em relação a temperatura, muitas tempestades severas pelo Brasil. Há uma tendência sim de alteração na climatologia do globo em geral, incluindo do Rio, com temperaturas mais elevadas e mudança nos acumulados médios dos locais. Pesquisas mais rebuscadas devem ser feitas para confirmação dessas mudanças de padrão e definição das causas", diz.
Próximos dias
Entre o domingo (22) e a terça-feira (24), o cenário meteorológico seguirá influenciado pelo transporte de umidade do oceano em direção ao continente. A previsão é de chuva fraca a moderada de forma isolada ao longo dos dias, enquanto os ventos devem variar de fracos a moderados.
Na quarta-feira (25), o Natal promete ser de tempo instável, com nebulosidade variada e possibilidade de chuva fraca em diferentes momentos do dia. A máxima prevista é de 30ºC, e a mínima de 18°C.
Leia mais