Veículo blindado circula ruas da Vila Aliança durante operação da PMReprodução/Redes Sociais
Publicado 13/01/2025 08:08
Rio - A Polícia Civil prendeu quatro suspeitos e apreendeu mais de dez veículos, em mais uma etapa da Operação Torniquete, nesta segunda-feira (13). Agentes atuaram no Parque União e Nova Holanda, no Complexo da Maré, na Zona Norte, no Fallet e Fogueteiro e no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, na Região Central, contra uma quadrilha de roubos de automóveis. A ação teve apoio da Polícia Militar. 
Publicidade
Segundo a Polícia Civil, a quadrilha alvo da ação também tem envolvimento em um roubo a uma agência bancária, no Centro, em 2023. As investigações revelaram que o crime foi parte de um plano de uma associação criminosa, com autorização do gerente geral do tráfico de drogas do Morro dos Prazeres. As localidades estão diretamente ligadas a crimes que financiam atividades das facções, disputas territoriais e garantem pagamentos a familiares de faccionados, presos ou em liberdade.
Os agentes descobriram que os bandidos realizaram um planejamento meticuloso antes do roubo, com reconhecimento prévio da agência e divisão de funções específicas, como olheiros, operadores de rádio e integrantes do grupo de assalto. "Essa estrutura organizada foi fundamental para a execução do crime, demonstrando o alto grau de articulação dos criminosos", apontou a polícia. 
Os integrantes da quadrilha foram identificados como sendo do Morro dos Prazes, Parque União e Nova Holanda, ligados ao Comando Vermelho. As área são apontadas como pontos estratégicos para o tráfico de drogas e estão diretamente associadas à prática de roubos de veículos e de cargas, afetando a segurança pública e a economia local. Os crimes, em muitos casos, contam com autorização das lideranças criminosas.
"Essa constatação reforça a tese de que o tráfico de drogas não apenas convive com outras práticas ilícitas, mas também fomenta e organiza atividades criminosas que impactam a sociedade como um todo", destacou a instituição. 
De acordo com relatos, houve confronto na região de Santa Teresa e um helicóptero sobrevoo as comunidades desde o início da manhã. Já no Complexo da Maré, moradores registraram veículos blindados circulando ruas da comunidade. Confira abaixo. Ao todo, quatro pessoas, ainda não identificados, foram presas, 12 veículos e drogas apreendidos. 
A operação foi realizada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC). Já a PM contou com os Batalhões de Polícia de Choque (BPChq), Tático de Motociclistas (BTM), de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), além do 22º BPM (Maré), e dos Grupamentos Aeromóvel da Corporação (GAM) e Especializado de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR), com uma ambulância blindada.
Por conta da operação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que as Clínicas da Família (CF) Diniz Batista dos Santos, na Maré, Estácio de Sá, no Centro, e os Centros Municipais de saúde (CMS) Salles Netto, no Rio Comprido, e Ernani Agrícola, em Santa Teresa, mantêm o atendimento à população, mas suspenderam as atividades externas, como as visitas domiciliares. Já a CF Jeremias Moraes da Silva, também na Maré, interrompeu o funcionamento. 
PM mira roubos de veículos e cargas na Zona Oeste
Na Vila Aliança, em Bangu, na Zona Oeste, policiais militares do 14° BPM (Bangu) atuaram para coibir a movimentação de criminosos envolvidos em roubos de veículos e cargas, nos principais acessos à comunidade. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver veículos blindados circulando pelas vias da região e barricadas feitas de pneus e lixo em chamas. A operação foi finalizada sem prisões ou apreensões. 
Também na Zona Oeste, além de mirar bandidos envolvidos em roubos de veículos, o 18º BPM (Jacarepaguá) removeu barricadas das principais vias da Cidade de Deus, para garantir o direito de ir e vir dos moradores, bem como a entrada de veículos de concessionárias de serviços públicos essenciais. Não houve prisões ou apreensões. 
Segundo a SMS, os CMS Dr. Eithel Pinheiro de Oliveira Lima, em Senador Camará e Silvio Barbosa, em Senador Camará, acionaram o protocolo de acesso mais seguro e interromperam o funcionamento. O CMS Hamilton Land, na Cidade de Deus, suspendeu o início do funcionamento e avalia a possibilidade da abertura.
Já as CFs José Neves, na Cidade de Deus, e Sonia Maria Ferreira Machado, em Santíssimo, mantêm o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas nesta segunda-feira. 

Leia mais