Publicado 03/02/2025 21:05 | Atualizado 03/02/2025 21:08
Rio - A advogada Rita Cortez tomou posse como Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representando a seccional do estado do Rio de Janeiro, no triênio 2025-2028. Ela, que já foi por dois mandatos presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), lançou sua candidatura para voltar ao cargo.
PublicidadeA cerimônia de posse aconteceu no sábado passado (1º), no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. O presidente Beto Simonetti, reeleito para presidir a OAB Nacional, deu início a um novo ciclo com a posse das conselheiras e conselheiros federais eleitos de todo o país. Representando o Rio de Janeiro, além de Rita Cortez, foram empossados os titulares Juliana Hoppner Bumachar Schmidt e Paulo Cesar Salomão Filho e suplentes Anderson Prezia Franco, Fernanda Lara Tórtima e Mattheus Reis e Montenegro.
Rita Cortez ressaltou a importância de dar continuidade à luta incansável por direito e valorização das mulheres advogadas. "Para intensificar a defesa do exercício profissional e da advocacia, tomo posse no Conselho Federal", disse.
Atualmente, Rita Cortez preside a Academia Carioca de Direito, a Comissão dos Direitos da Mulher do IAB e é membro da Academia Brasileira de Direito. A advogada foi a segunda mulher a presidir o IAB, instituição jurídica mais antiga das Américas, que realizará eleição para escolha da nova direção no dia 17 de março.
A advogada é a única mulher condecorada com a medalha Raimundo Faoro, comenda que homenageia os advogados que se destacam pelos bons serviços à advocacia e à sociedade.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.