1º Batalhão de Precursores é inaugurado na Zona Oeste do RioDivulgação
Publicado 07/02/2025 19:07 | Atualizado 07/02/2025 19:14
Rio - O Exército Brasileiro (EB) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (7), o 1º Batalhão de Precursores do país, na Vila Militar, em Deodoro, Zona Oeste, substituindo a Companhia de Precursores Paraquedistas. De acordo com a corporação, a mudança visa ampliar a capacidade operacional da Brigada de Infantaria Paraquedista, Força de Emprego Estratégico do Exército, e, por conseguinte, da Força Terrestre.
Publicidade
Essa medida foi tomada em decorrência das imposições das guerras modernas e das novas exigências do combate, diretamente ligadas à evolução dos conflitos e aos avanços da tecnologia. De acordo com o EB, a especialidade denominada de "Precursor Paraquedista" teve papel fundamental em momentos importantes da evolução operacional das Forças Armadas. 
"Nas décadas de 1950 e 1960, os Precursores participaram diretamente da condução do 1º Curso de Operações Especiais, do desenvolvimento da doutrina de busca e salvamento. Isso resultou na ativação do Esquadrão Aéreo de Salvamento da Força Aérea Brasileira e da implantação do Departamento de Instrução Especial na Academia Militar das Agulhas Negras", explicou a corporação.
Atualmente, para atender às demandas operacionais, os precursores são organizados de maneira a alcançar a prontidão operacional e a capacidade de emprego do poder militar de forma gradual e proporcional à ameaça. Com isso, possuem capacidades como: infiltrar em território sob controle inimigo; operar furtivamente no território infiltrado para o cumprimento da missão, e deixar o local.
"Diante dos desafios do século XXI, da necessidade de adaptação a cenários de conflitos cada vez mais complexos e após extenso trabalho de análise e dos estudos correspondentes, verificou-se a necessidade de transformar a Companhia de Precursores Paraquedista em Batalhão de Precursores. Além disso, nesse mesmo contexto, foi criada a 2ª Companhia de Precursores, subordinada à Brigada de Infantaria Aeromóvel, sediada em Caçapava-SP", comunicou.
Ainda de acordo com o Exército Brasileiro, essa reestruturação ampliará a flexibilidade, a mobilidade e a adaptabilidade da tropa, tornando-a mais apta a operar em diversos ambientes, especialmente em cenários urbanos. 
Entre os anos de 2008 e 2024, a tropa de precursores participou da Operação Arcanjo, apoiando a Brigada de Infantaria Paraquedista e outras unidades do EB em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), nos Complexos do Alemão e da Penha, e da Operação São Francisco, no Complexo da Maré.
Durante a Intervenção Federal no Rio de Janeiro, os precursores atuaram em apoio direto ao Comando Militar do Leste, à 1ª Divisão de Exército, à Brigada de Infantaria Paraquedista, ao Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais e ao Comando Conjunto propriamente dito.
Leia mais