Maria José Bataglia Simões, de 72 anos, foi encontrada morta em casaDivulgação
Publicado 14/02/2025 17:29
Rio - O corpo de Maria José Battaglia Simões, de 72 anos, foi encontrado em avançado estado de decomposição dentro de sua residência na Tijuca, Zona Norte do Rio, na última terça-feira (10). No local também estavam 20 gatos de estimação, muitos deles debilitados.
Publicidade
A idosa sofreu um mal súbito e acabou falecendo dentro de casa. Dias depois, vizinhos perceberam um forte odor vindo da residência e acionaram a polícia. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), no Centro. Segundo a 19ª DP (Tijuca), os exames não identificaram sinais de violência na causa da morte.
"Não houve nada além de ter entrado em casa e morrer sozinha, acreditamos. Ela realmente amava aqueles bichanos. Vivia para eles", disse Cris Battaglia, prima da vítima.
Nesta sexta-feira (14), a Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais realizou o resgate dos felinos. Segundo o secretário da pasta, Luiz Ramos Filho, a situação era alarmante.
"Logo na entrada nos deparamos com um gato com um tumor na barriga, do tamanho de uma laranja. Quase todos muito ariscos, estressados, com medo”, relatou.
Os seis animais em pior estado foram encaminhados para a Fazenda Modelo, abrigo municipal em Guaratiba, Zona Oeste, onde permanecerão em quarentena para avaliação de possíveis doenças. Os demais serão resgatados na próxima semana. Até lá, vizinhos da idosa se comprometeram a alimentar os gatos que ainda permanecem no local.
Todos os animais resgatados passarão por um processo de vacinação, microchipagem, vermifugação e castração. Após o período de quarentena, eles serão colocados para adoção.
 
Leia mais