
Publicado 27/02/2025 20:51
Rio - Nos primeiros dias de fevereiro, o estudante Davi Maia, de 21 anos, viu a torneira de casa secar. Desde então, o abastecimento de água na Rua São Januário, uma das principais vias de São Cristóvão, na Zona Norte, não voltou ao normal.
PublicidadeDavi diz que o fluxo oscila "entre um pouquinho e nada" e, quando a água volta a escorrer, sempre em pouca quantidade e com baixa pressão, precisa aproveitar para fazer uma reserva. Em um dos meses mais quentes do ano, ele e muitos de seus vizinhos estão há pelo menos duas semanas recorrendo a baldes para tomar banho.
Luís Antônio, de 59 anos, é dono de um estúdio de pilates próximo e também está sem água. Não tem o suficiente nem para a descarga do banheiro. Seus alunos têm o mesmo problema em suas casas: "Está faltando água na rua inteira". Diz, inclusive, que a academia em frente ao seu estabelecimento contratou um caminhão-pipa para manter os chuveiros abastecidos e as portas abertas.
Segundo ele, é a primeira vez que ficam tanto tempo nessa situação: "Já aconteceu de ter uns dois dias e no terceiro voltar a água, mas dessa vez tem duas semanas, no mínimo".
Segundo ele, é a primeira vez que ficam tanto tempo nessa situação: "Já aconteceu de ter uns dois dias e no terceiro voltar a água, mas dessa vez tem duas semanas, no mínimo".
"Nunca faltou água. De uns cinco anos para cá passou a acontecer", completa Davi, que garante que uma equipe da Águas do Rio já foi chamada, mas que o problema persiste.
Procurada pela reportagem de O DIA, a empresa Águas do Rio, responsável pelo abastecimento da região, informou que trabalha para sanar o problema.
"Uma equipe está no local para verificar a ocorrência. Vale ressaltar que a onda de calor extremo que atingiu a Região Metropolitana do Rio de Janeiro impactou o sistema de distribuição de água, que apresentou baixas pressões em diferentes pontos, com intermitências pontuais, devido ao alto consumo no período", diz um trecho do comunicado.
Procurada pela reportagem de O DIA, a empresa Águas do Rio, responsável pelo abastecimento da região, informou que trabalha para sanar o problema.
"Uma equipe está no local para verificar a ocorrência. Vale ressaltar que a onda de calor extremo que atingiu a Região Metropolitana do Rio de Janeiro impactou o sistema de distribuição de água, que apresentou baixas pressões em diferentes pontos, com intermitências pontuais, devido ao alto consumo no período", diz um trecho do comunicado.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.