
Publicado 07/03/2025 09:19
Rio - A fábrica de sorvetes Doce Verão foi interditada, nesta quinta-feira (6), após o vídeo de um picolé da marca com uma barata presa ao doce viralizar nas redes sociais, durante o Carnaval. O episódio aconteceu na Praia do Recreio, na Zona Oeste do Rio, mas o estabelecimento fica em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Uma fiscalização encontrou uma série de irregularidades no local.
PublicidadeA ação foi realizada por agentes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e do Procon-RJ, com apoio do 39º BPM (Belford Roxo). As equipes identificaram que a fábrica não tinha licença sanitária, certificado do Corpo de Bombeiros e constataram más condições estruturais, como rachaduras e mofo em paredes e teto, ralos inadequados, além da falta de telas de proteção contra pragas.
A Doce Verão deve apresentar um plano de adequação para que as atividades sejam retomadas dentro das normas sanitárias e regulatórias. Segundo o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, a medida pretende proteger a saúde da população. O caso vai continuar sendo monitorado pela Sedcon e Procon, para garantir o cumprimento das exigências.
"O Código de Defesa do Consumidor garante o direito à saúde e segurança. As condições encontradas nesse estabelecimento são inaceitáveis. A interdição é uma medida necessária, e a empresa só poderá reabrir após corrigir todas as irregularidades", afirmou o Fonseca.
A reportem do DIA tenta contato com a Doce Verão. O espaço está aberto para manifestação.
Vídeo viraliza e vira piada nas redes sociais
Vídeo viraliza e vira piada nas redes sociais
O vídeo que viralizou nas redes sociais mostra um picolé do tipo Ski Branco, da Doce Verão, com uma barata, aparentemente inteira, presa no sorvete. Nas imagens, o banhista que registrou o episódio descreveu a cena com incredulidade. "Coisas que só acontecem no Recreio, olha isso. O picolé que a menina acabou de comprar aqui, olha o que tem dentro do picolé. Uma barata inteira, grande", afirma o homem. Confira abaixo.
Após o susto, cariocas não perderam a oportunidade de brincar com a situação. Nas redes sociais, diversas pessoas deixaram comentários com piadas e ironias sobre a presença de insetos nos doces, nas publicações da fábrica. "Qual a variedade de sabores de insetos disponíveis?", perguntou uma. "Vocês vendem picolés nos sabores besouro e grilo também?", questionou outro.
"Tem que pagar pela barata ou é brinde?", escreveu mais uma. "Pediram um sorvete barato e vocês entenderam com barata", diz um comentário. "Gostei da promoção. 'Tá' barata!", ironizou outro. "Se encontrar a barata ganha outro picolé?", brincou mais um. "Tem o de barata na versão flocos ou só inteira?", fez piada um internauta.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.