Publicado 10/04/2025 17:24 | Atualizado 10/04/2025 20:12
Rio - A estátua do índio Arariboia, símbolo histórico da cidade de Niterói, 'mudou' de lugar nesta quinta-feira (10) depois de mais de 50 anos. A alteração abre espaço para a construção de uma ciclovia e faz parte das obras de revitalização da Orla Centro e de modernização da Avenida Rio Branco.
PublicidadeArariboia foi colocado de frente para a Baía de Guanabara, com o "olhar" na direção das águas. Segundo o prefeitura, a ideia é reforçar o papel simbólico da figura como protetora da cidade. O monumento, que ficava perto da estação das barcas, agora está em uma área de contemplação da orla, na altura do prédio dos Correios, entre as ruas Aurelino Leal e José Clemente.
Quem foi Arariboia?
Arariboia liderou a tribo do Temiminós na luta ao lado dos portugueses para expulsar os franceses da Baía de Guanabara. Como recompensa, recebeu as terras nas quais, hoje, fica a cidade de Niterói. Sua estátua, erguida em homenagem a esse legado, agora ganha novo destaque na paisagem urbana.
Segundo a secretária de Conservação e Serviços Públicos de Niterói, Dayse Monassa, a estátua de Arariboia foi inaugurada em 1973, substituindo um busto que havia sido instalado na Praça Arariboia em 1914, fruto de um movimento popular.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.