Publicado 17/04/2025 12:20
Rio - A cruz original da Primeira Missa no Brasil chegou ao Rio nesta quinta-feira (17) e foi destaque na Santa Missa do Crisma, presidida pelo arcebispo Cardeal Orani João Tempesta, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro. A celebração teve início às 9h e reuniu dezenas de fiéis, que fizeram questão de registrar o momento.
PublicidadeA iniciativa faz parte do evento "Brasil com Fé - Celebrando os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz", que acontece de 12 a 27 de abril. Ao todo, são cerca de 20 cidades por onde a cruz original da Primeira Missa no Brasil está passando. Depois do Rio, o próximo destino é Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Primeira Missa no Brasil
A primeira missa celebrada no Brasil, em 26 de abril de 1500, na Praia de Coroa Vermelha, Aldeia do Descobrimento, município de Santa Cruz Cabrália, na Bahia, é amplamente reconhecida como marco fundacional da história nacional. Ela foi presidida pelo franciscano Frei Henrique de Coimbra.
A cruz original, atualmente preservada no Museu da Sé de Braga, em Portugal, transcende seu significado religioso, simbolizando amor, união e interconexão entre povos. "Neste Ano Jubilar, marcado pela esperança e desejo de renovação, a Peregrinação desta cruz une passado e presente, reforçando valores de fraternidade e celebrando a rica diversidade cultural e espiritual".
Sobre o Movimento Brasil com Fé
O Movimento Brasil com Fé nasce como uma voz unificada em defesa da fé e da liberdade religiosa. É um movimento livre, independente de crenças ou denominações, que reconhece e protege o direito de cada indivíduo à sua expressão religiosa, sem medo, sem perseguição, sem intolerância.
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.