Voluntários entregaram chocolates para as criançasRenato Moura/ Voz das Comunidades
Publicado 19/04/2025 15:22
Rio - A ONG Voz das Comunidades promoveu a 15ª edição da PAZcoa das Comunidades neste sábado (19). A ação beneficente, que acontece desde 2009, levou mais de 12 mil chocolates para crianças de 35 favelas das zonas norte e sul, incluindo o Complexo do Alemão, Penha e Vidigal.
Publicidade
Neste ano, a iniciativa ganhou um significado ainda mais especial por integrar as comemorações dos 20 anos de atuação da ONG.
Cerca de 150 voluntários participaram da ação, percorrendo becos, vielas e praças com chocolates, abraços, palavras de carinho e até coelhinhos da Páscoa fantasiados.
Durante todo o dia, crianças e seus responsáveis aguardaram ansiosos nas fila. A moradora do Alemão, Vandeci Carvalho das Dores, levou a neta Zoe, de apenas 4 anos, para receber o chocolate.

"É difícil resumir em palavras a importância desse projeto. Traz alegria pra comunidade. Minha neta Zoe acordou cedinho, tomou banho e me chamou porque já sabia que seria o dia de ver o coelhinho e ganhar chocolate. Quem dera se outras crianças de outros lugares pudessem ganhar também. Se tivesse mais investimentos em iniciativas assim, faria toda a diferença", disse.

Um dos pontos altos desta edição foi a entrega realizada na Casa Voz VDG, no alto do Vidigal. Mais do que um ponto de distribuição, o espaço, que já oferece oficinas de percussão, dança, teatro e fotografia, se transformou em um centro de celebração e valorização da cultura local.

O ator Caio Blat marcou presença no Vidigal, participando da entrega e interagindo com as crianças e moradores da comunidade.

Para o fundador do Voz das Comunidades, Rene Silva, a iniciativa é mais do que uma ação solidária: é um símbolo de resistência, união e afeto.

“A PAZcoa é um momento de levar alegria e esperança para muitas famílias que, infelizmente, não têm a oportunidade de comprar um simples chocolate para seus filhos. Essa ação tem o objetivo de mostrar que elas não estão sozinhas e que existe uma rede de apoio construída pela própria favela. É sobre afeto, presença e cuidado”, afirmou.

A ação contou com apoio institucional do iFood e teve o apadrinhamento de personalidades como Lázaro Ramos, Fábio Porchat, Sônia Bridi, Patrícia Pillar, Flávia Oliveira e Teresa Cristina.
Leia mais