Publicado 28/04/2025 17:50 | Atualizado 28/04/2025 18:08
Rio - Quem é de fora do Rio e quer curtir o show gratuito de Lady Gaga, no sábado (3), se depara com preços absurdos em hospedagem no últimos meses, principalmente em Copacabana, local do espetáculo, e bairros adjacentes. Devido a isto, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e o Procon-RJ abriram um processo administrativo contra as plataformas de aluguel de imóveis por temporada.
PublicidadeAs plataformas terão que informar quantos proprietários cancelaram reservas ou renegociaram valores entre os dias 20 de abril e 10 de maio. De acordo com a Sedcon, há indícios de que muitos cancelamentos estão ocorrendo para renegociar os valores de locação, superiores aos iniciais. Esta é uma prática considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor. A Sedcon e o Procon-RJ vão comparar os valores cobrados no mesmo período em anos anteriores.
"Se comprovado abuso de poder econômico, vantagem claramente excessiva ou prática de aumento abusivo de preço, serão aplicadas sanções tanto para as plataformas como para os proprietários", disse o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, que orienta que os consumidores que tiveram a reserva cancelada a reunir todos os comprovantes e registrar uma denúncia.
"Pode ser contrato, e-mail ou mensagens. O consumidor que foi lesado pela prática abusiva, precisa registrar uma denúncia nos canais de atendimento do Fala Consumidor (Sedcon) e do Procon-RJ", completa.
Hotéis em Copacabana são flagrados com alimentos vencidos em fiscalização
Dando sequência às fiscalizações que antecedem o show de Lady Gaga em Copacabana, agentes da Sedcon e do Procon-RJ encontraram alimentos fora do prazo de validade e sem informações de procedência em hotéis do bairro que se prepara para receber a diva pop. Quatro estabelecimentos foram autuados.
Foram encontrados produtos vencidos e sem informações sobre data de manipulação, validade ou origem – todos descartados durante a fiscalização. Os estabelecimentos terão 15 dias para apresentar defesa.
"Encontrar alimentos vencidos em hotéis de alto padrão, em plena preparação para um evento histórico, é inaceitável. O consumidor merece respeito e segurança, e nós estaremos atentos para garantir isso", critica Gutemberg.
A fiscalização na região teve início na semana passada e já autuou 18 estabelecimentos – incluindo bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques – por irregularidades como cobrança de consumação mínima; produtos sem especificação quanto à procedência, data de manipulação e validade; e ausência de preço em produtos expostos. Além de problemas estruturais, como ausência da tela de proteção em ralo; fiação exposta; geladeiras e armários com ferrugem, entre outras.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.