Todos os materiais foram apreendidos e levados pelos agentesDivulgação/ Seop
Publicado 01/05/2025 12:06
Rio - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) realizou, na madrugada desta quinta (1º), a "Operação Tatuí", em Copacabana, na Zona Sul. A ação teve como objetivo ordenar a orla e apreender materiais deixados ou enterrados irregularmente na faixa de areia, prática comum entre ambulantes e barraqueiros que tentam garantir espaço antes de grandes eventos.
Publicidade
Durante a varredura, os agentes encontraram e removeram a estrutura metálica de uma barraca de grande porte enterrada em frente ao palco onde acontecerá o show da cantora Lady Gaga no sábado (3). Segundo a Seop, o material, composto por dezenas de barras de ferro, representava risco à segurança do público e interferia na organização do espaço.
Além disso, foram apreendidos dezenas de itens escondidos na areia, incluindo bebidas alcoólicas, garrafas de água e até cocos. Lonas irregulares também foram removidas por obstruírem a faixa de areia. Cadeiras, coolers e outros objetos pertencentes a barraqueiros foram recolhidos, e os responsáveis autuados por ocupação indevida do espaço público.
“Esse trabalho de prevenção feito pelas nossas equipes contribui para impedir a ocupação irregular da areia com objetos, garantindo a integridade física das pessoas, além de ajudar a reforçar o controle sobre a entrada de garrafas de vidro, objetos cortantes e outros materiais que podem oferecer risco, especialmente em meio a grandes aglomerações”, explicou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
A operação contou com apoio da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), que reforçou a limpeza da orla após a remoção dos materiais.
A Seop informou ainda que os ambulantes autorizados a trabalhar no evento só poderão acessar a área por cinco vias específicas: Martin Afonso, Prado Júnior, Hilário de Gouveia, Santa Clara e Xavier da Silveira. A medida, alinhada com a organização do show e a PMERJ, busca facilitar a fiscalização e garantir que itens proibidos, como garrafas de vidro e estruturas de grande porte, não sejam levados para o local.
Leia mais