Publicado 04/05/2025 09:33
Rio – A Prefeitura do Rio divulgou, neste domingo (4), um balanço operacional com informações a respeito do show da Lady Gaga que levou mais de 2,1 milhões de pessoas à Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Entre os dados divulgados, o Município estima que o espetáculo deve gerar mais de R$ 600 milhões para a economia carioca, movimentando setores como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio.
PublicidadeEntre os dias 1º e 3 de maio, foram registrados mais de 500 mil turistas desembarcando na Rodoviária Novo Rio e no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. O número ficou acima do dobro do que havia sido previsto pela prefeitura, já que a estimativa inicial era de 240 mil.

A prefeitura também informou que os objetos perfurocortantes apreendidos, como facas e tesouras, chegaram a 251, enquanto os atendimentos médicos em UPAs e postos totalizaram pouco mais de mil. Segundo a Polícia Militar - que disponibilizou 3,3 mil agentes para o show -, as apreensões aconteceram em 18 pontos de revista instalados nos acessos ao evento. O objetivo da ação foi garantir a segurança de todos os presentes no evento.
Com 18 pontos de bloqueio e captação em tempo real de imagens por câmeras fixas e drones em toda a área do evento, a PM também atuou na prisão de uma mulher por tráfico de drogas e de um homem por furto.
Pela Operação Rastreio, a Polícia Civil prendeu 16 integrantes da maior quadrilha de comércio de telefones roubados do estado. Segundo a corporação - que impediu um ataque a bomba pensado para ocorrer durante o evento -, eles foram detidos na Uruguaiana, Centro do Rio, enquanto aguardavam comparsas para agir durante o evento.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou, na manhã deste domingo (4), que 795 atendimentos haviam ocorrido nos três postos médicos localizados nos arredores do palco. A maioria deles devido ao abuso de ingestão de álcool.
Destes, 73 pacientes precisaram de cuidados mais complexos, sendo transferidos para os hospitais municipais Souza Aguiar e Miguel Couto, além dos centros de emergência regional do Leblon e da Ilha do Governador.
A estrutura contou com 110 profissionais, entre médicos e enfermeiros; 30 ambulâncias; mais de 100 leitos, inclusive para suporte avançado de vida, e 135 poltronas de hidratação.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), o atendimento foi reforçado nas UPAs de Copacabana e de Botafogo durante o megashow. Na unidade de Copacabana, foram realizados 319 atendimentos adultos e 31 pediátricos durante o período do show. A UPA Botafogo registrou 273 atendimentos adultos e 67 pediátricos.
O SAMU-RJ, que atua na capital, registrou 544 envios de ambulância nas 24 horas do dia de sábado. Houve ainda reforço de insumos para o atendimento como suturas, analgésicos para entorses e quedas. Outro item acrescido foi o soro para eventuais casos de ingestão de bebida alcoólica em excesso e desidratação.
Sobre a movimentação no transporte público, o MetrôRio informou que houve um recorde de desembarques nas estações de Copacabana (Siqueira Campos/Copacabana, Cardeal Arcoverde/Copacabana e Cantagalo/Copacabana), com a circulação de mais de 195 mil passageiros. O número superou o total de ida e volta no show de Madonna, no ano passado, quando cerca de 170 mil embarques e desembarques foram registrados no sistema metroviário.
Comlurb remove 392 toneladas de resíduos
A Comlurb removeu 392 toneladas de resíduos após a operação especial de limpeza para o show. A Companhia executou a maior operação de limpeza hidráulica da história, com a mobilização de 26 motobombas e 12 caminhões-pipa, que lavaram a Avenida Atlântica e ruas de acesso ao local do evento, incluindo as áreas externas das estações de metrô Cardeal Arcoverde e Cantagalo, antes e após o evento, com água de reuso, sabão e essência de eucalipto.
A limpeza foi concluída às 5h de domingo e as equipes farão o repasse ao longo do dia. Na areia e no calçadão da Avenida Atlântica, a Comlurb disponibilizou dois mil contêineres de 240 litros e 350 contêineres de grande capacidade, de 1.200 litros para descarte de lixo. Para garantir a limpeza da orla antes e depois do evento, a Companhia mobilizou 1.630 garis, além de três profissionais designados para cada um dos três postos de saúde da orla.
A operação, semelhante à do Réveillon, teve início à 0h de sábado, dia 3, e terminou às 5h de domingo, dia 4, com apoio de veículos e equipamentos, com 6 tratores de remoção, 6 tratores de peneiramento para a areia, 2 mini máquinas de limpeza de praia, 7 pás carregadeiras, 21 caminhões basculantes, 12 caminhões-pipa, 14 compactadores, 12 varredeiras e um carrinho elétrico, além dos 38 de limpeza hidráulica.
A alteração na coleta regular de lixo em Copacabana da noite de sábado, dia 3, que será realizada excepcionalmente, hoje, domingo, dia 4, a partir das 19h, tanto para prédios residenciais quanto para o comércio em geral, garantiu ruas sem lixo disposto e sem caminhões interferindo no trânsito já com bloqueios. Para reforçar a orientação, materiais informativos foram distribuídos em estabelecimentos e edifícios da região.
Secretaria de Ordem Pública apreende mais de cinco mil itens irregulares
A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal atuaram no show da Lady Gaga com foco nas ações de ordenamento, fiscalização de ambulantes - especialmente para coibir a entrada de garrafas de vidro - ocupação irregular de área pública, além do controle do trânsito e auxílio no fechamento das ruas.
Durante o evento foram apreendidos mais de cinco mil itens de ambulantes como bebidas em garrafas de vidro, carrinhos de supermercado, churrasqueiras, botijões de gás, facas, 200 quilos de carne estragada, além de cinco coletes de ambulantes que não estavam sendo utilizados pelos responsáveis identificados na credencial.
Na parte da tarde, os agentes da SEOP desmobilizaram um cercadinho irregular que estava montado na areia da praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace. O espaço, que estava cercado por grades e prometia open bar de caipirinhas até às 3 horas da manhã, foi interditado por não possuir autorização para o evento.
Foram apreendidas cerca de 200 bebidas, sendo 43 garrafas de vidro e 3 coolers. Também foram registrados outros 11 cercamentos de barracas e 7 loteamentos irregulares de área pública. Nas fiscalizações de estacionamento irregular foram realizadas 75 remoções e aplicadas 560 infrações.
As equipes da GM-Rio também registraram duas prisões durante o evento. Pela manhã, os guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) apreenderam uma sacola plástica com sete facas que estava enterrada na areia da praia.
Equipes da SEOP e do Rio+Seguro prenderam seis pessoas por furto, desacato e agressão aos agentes
Assistência social realiza ação especial
A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou uma ação especial de prevenção e proteção a crianças e adolescentes. Ao todo, foram 118 crianças identificadas e 127 atendimentos realizados pelas equipes da SMAS.
Foram distribuídos 100 brindes educativos com mensagens de conscientização, e três acionamentos ao Conselho Tutelar foram efetuados. A operação contou com a atuação de 27 profissionais mobilizados para garantir a segurança dos menores durante o evento.
A Comlurb removeu 392 toneladas de resíduos após a operação especial de limpeza para o show. A Companhia executou a maior operação de limpeza hidráulica da história, com a mobilização de 26 motobombas e 12 caminhões-pipa, que lavaram a Avenida Atlântica e ruas de acesso ao local do evento, incluindo as áreas externas das estações de metrô Cardeal Arcoverde e Cantagalo, antes e após o evento, com água de reuso, sabão e essência de eucalipto.
A limpeza foi concluída às 5h de domingo e as equipes farão o repasse ao longo do dia. Na areia e no calçadão da Avenida Atlântica, a Comlurb disponibilizou dois mil contêineres de 240 litros e 350 contêineres de grande capacidade, de 1.200 litros para descarte de lixo. Para garantir a limpeza da orla antes e depois do evento, a Companhia mobilizou 1.630 garis, além de três profissionais designados para cada um dos três postos de saúde da orla.
A operação, semelhante à do Réveillon, teve início à 0h de sábado, dia 3, e terminou às 5h de domingo, dia 4, com apoio de veículos e equipamentos, com 6 tratores de remoção, 6 tratores de peneiramento para a areia, 2 mini máquinas de limpeza de praia, 7 pás carregadeiras, 21 caminhões basculantes, 12 caminhões-pipa, 14 compactadores, 12 varredeiras e um carrinho elétrico, além dos 38 de limpeza hidráulica.
A alteração na coleta regular de lixo em Copacabana da noite de sábado, dia 3, que será realizada excepcionalmente, hoje, domingo, dia 4, a partir das 19h, tanto para prédios residenciais quanto para o comércio em geral, garantiu ruas sem lixo disposto e sem caminhões interferindo no trânsito já com bloqueios. Para reforçar a orientação, materiais informativos foram distribuídos em estabelecimentos e edifícios da região.
Secretaria de Ordem Pública apreende mais de cinco mil itens irregulares
A Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal atuaram no show da Lady Gaga com foco nas ações de ordenamento, fiscalização de ambulantes - especialmente para coibir a entrada de garrafas de vidro - ocupação irregular de área pública, além do controle do trânsito e auxílio no fechamento das ruas.
Durante o evento foram apreendidos mais de cinco mil itens de ambulantes como bebidas em garrafas de vidro, carrinhos de supermercado, churrasqueiras, botijões de gás, facas, 200 quilos de carne estragada, além de cinco coletes de ambulantes que não estavam sendo utilizados pelos responsáveis identificados na credencial.
Na parte da tarde, os agentes da SEOP desmobilizaram um cercadinho irregular que estava montado na areia da praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace. O espaço, que estava cercado por grades e prometia open bar de caipirinhas até às 3 horas da manhã, foi interditado por não possuir autorização para o evento.
Foram apreendidas cerca de 200 bebidas, sendo 43 garrafas de vidro e 3 coolers. Também foram registrados outros 11 cercamentos de barracas e 7 loteamentos irregulares de área pública. Nas fiscalizações de estacionamento irregular foram realizadas 75 remoções e aplicadas 560 infrações.
As equipes da GM-Rio também registraram duas prisões durante o evento. Pela manhã, os guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) apreenderam uma sacola plástica com sete facas que estava enterrada na areia da praia.
Equipes da SEOP e do Rio+Seguro prenderam seis pessoas por furto, desacato e agressão aos agentes
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A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou uma ação especial de prevenção e proteção a crianças e adolescentes. Ao todo, foram 118 crianças identificadas e 127 atendimentos realizados pelas equipes da SMAS.
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