Operação no Morro do São João pretende coibir movimentação de criminosos em guerra de facçõesReginaldo Pimenta/Agência O Dia
Publicado 14/05/2025 08:57
Rio - A Polícia Militar realizou uma operação nos Morros do São João e da Matriz, no Engenho Novo, e na comunidade do Queto, no Sampaio, na Zona Norte do Rio. A ação desta quarta-feira (14), idealizada pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), teve a finalidade de coibir a guerra entre facções rivais, que tem provocado uma rotina de violência, e impedir a circulação de criminosos nessas regiões. Uma moto foi apreendida. 
Publicidade
Na madrugada desta quarta-feira, o Morro dos Macacos, em Vila Isabel, também na Zona Norte, voltou a ser alvo de traficantes do Morro São João, ligados ao Comando Vermelho (CV), que tentam invadir a comunidade para expandir o controle territorial. Houve confronto na região, que atualmente é dominada por criminosos do Terceiro Comando Puro (TCP). 
Devido à operação, no Morro dos Macacos, nove unidades escolares da rede municipal foram impactadas e outras duas no Morro do São João, segundo a Secretaria Municipal de Educação. A Secretaria Municipal de Saúde informou que duas Clínicas da Família que atendem as comunidades mantiveram o funcionamento, mas suspenderam as atividades externas realizadas no território. 


O Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) chegou a realizar uma ação nas duas comunidades, na madrugada de terça-feira (13), e houve intensa troca de tiros entre os bandidos e PMs. Na ocasião, um suspeito foi preso e uma pistola, munições e um celular apreendidos. Na segunda-feira (12), policiais da 11ª UPP/6°BPM já haviam apreendido munições e um artefato explosivo no Morro dos Macacos. 

Desde o ano passado, o Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro travam uma guerra pelo controle do Morro dos Macacos. Os conflitos se intensificaram neste ano, com direito a símbolos das facções espalhados pela comunidade. Nas redes sociais, traficantes do CV passaram a publicar fotos no interior do Morro dos Macacos. A distância de cerca de 4 km entre as duas comunidades facilita a mobilização dos bandidos.
No fim da tarde desta quarta (14), a PM divulgou que o policiamento permanecia reforçado na região.
Leia mais