Simulação de acidente realizada no Maracanã, na Zona Norte do RioDivulgação / CBMERJ e Detran RJ
Publicado 21/05/2025 09:12
Rio - Uma simulação de acidente foi realizada no Maracanã, na Zona Norte do Rio, nesta terça-feira (20). A ação faz parte de uma iniciativa do Governo Estadual em parceria com o Detran RJ e Corpo de Bombeiros do Estado do Rio para conscientizar sobre a segurança no trânsito dentro da campanha do Maio Amarelo.

Durante a atividade foi simulado um acidente entre um carro e uma motocicleta ao lado do Parque Aquático Júlio Delamare, com atendimento emergencial à vítima. O principal objetivo da ação foi informar o público sobre os perigos da imprudência e a importância de atitudes responsáveis no trânsito.
Publicidade


A simulação contou com a mobilização de uma ambulância, um Auto-Tanque (AT) e um Auto Busca e Salvamento Leve (ABSL) dos bombeiros para exemplificar os procedimentos adotados em ocorrências reais. A participação dos militares permitiu ao público entender de forma verídica a gravidade de um acidente e quais são os protocolos necessários para salvar vidas.

Segundo dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros, os atendimentos relacionados a acidentes no trânsito têm crescido significativamente. Em 2023, foram registrados 63.812 chamados. Em 2024, esse número aumentou para 73.919. Entre janeiro e abril deste ano, já foram 21.267 ocorrências, ultrapassando o mesmo período do ano anterior.

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Salles, destaca a importância da campanha. "A campanha Maio Amarelo é um alerta fundamental para todos. Como Corpo de Bombeiros, estamos na linha de frente do socorro e testemunhamos diariamente as graves consequências da imprudência no trânsito. Cada acidente evitado representa uma vida preservada. Por isso, reforçamos nosso compromisso com a educação no trânsito e a conscientização da população", disse Salles.

Dinâmicas educativas conduzidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito e promovidas pelo Detran RJ aconteceram juntamente à simulação. Entre as atividades, o público pôde experimentar óculos que simulavam os efeitos do álcool, drogas e privação de sono, além de visualizar os pontos cegos de ônibus, através da troca de papéis entre motociclistas e motoristas. Motociclistas receberam coletes refletivos, antenas corta-pipa e capacetes como incentivo à pilotagem segura durante as ações.

O presidente do Detran RJ, Vinicius Farah, ressalta a importância da ação. "Todas as atividades educativas são importantes para conscientizar o condutor sobre sua responsabilidade no trânsito, mas a simulação de um acidente demonstra claramente as consequências da imprudência. Nossa missão é alertar toda a sociedade sobre os riscos de conduzir um veículo sem os cuidados necessários", pontuou o presidente.

O motofretista Eduardo Costa, 26, observou a ação de perto. A encenação o fez refletir sobre a rotina nas ruas. "Quando presenciamos o resgate de uma vítima, ficamos ainda mais conscientes sobre a necessidade de dirigir de forma defensiva e com atenção redobrada. Um acidente pode ser fatal ou deixar sequelas. É impossível sair indiferente depois de ver isso", relatou Eduardo.
Leia mais