Conceição Evaristo na edição de 2024 da FlupFoto: Hildemar Terceiro
Publicado 21/05/2025 20:52
Rio - A Festa Literária das Periferias (Flup) homenageará, pela primeira vez, uma escritora em vida: Conceição Evaristo. A autora é uma das maiores referências da literatura brasileira contemporânea. Ela é símbolo da escrevivência, termo cunhado pela própria Conceição, que se baseia escrita através das memórias e na experiência de vida, especialmente a dos afrodescendentes.
Publicidade
O tema da edição deste ano será "Ideias para Reencantar o Mundo", referência direta ao discurso da intelectual Sueli Carneiro durante a participação no festival em 2024. O evento ocorrerá entre os dias de 19 até 23 e de 27 a 30 de novembro, no Rio, com entrada gratuita.
A Flup tem o objetivo de dar visibilidade aos autores e à cultura das periferias, além de promover a literatura e o diálogo entre diferentes comunidades. O festival é apresentado pelo Ministério da Cultura e Shell.
"Somos parceiros da Flup há quatro anos e temos muito orgulho desse festival, que se consolidou como um dos principais eventos culturais e literários do Brasil. Através do nosso apoio, possibilitamos juntos a visibilidade e valorização de artistas periféricos e de grupos sub-representados. Essa parceria é um reflexo da nossa agenda de patrocínios culturais que reitera o compromisso da Shell com a sociedade brasileira ao apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento e a inclusão social”, comenta Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Marca da Shell Brasil.
O festival propõe um verdadeiro "berçário de culturas", um espaço em que tradições, idiomas, sons e histórias se misturam, resistem e ganham nova vida.
Leia mais