Homem é preso após simular relacionamento online e induzir automutilação a menor de São Gonçalo Divulgação / PCERJ
Publicado 06/06/2025 13:28
Rio - Um homem foi preso, nesta sexta-feira (6), pelo crime de estupro virtual contra uma menor de idade que mora em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, informou a Polícia Civil.
Publicidade
O criminoso foi preso em Santo Antônio do Icá, no Amazonas, onde mora. Ele foi capturado por agentes da da Polícia Civil do Amazonas em parceria com policiais da 78ª DP (Fonseca) da PCERJ, que auxiliaram nas investigações.

Ainda conforme as investigações, ele simulava um relacionamento online com a vítima para induzi-la a automutilações e terror psicológico. O homem obrigava a jovem a registrar as violências em fotos e vídeos para que ele constatasse os atos.
Segundo o delegado do caso, o criminoso vestia a imagem de personagens animados japoneses para atrair as vítimas em jogos online, com o objetivo final de pedir fotos pornográficas e de violência.

Essa conduta, explicou a polícia, se enquadra em crime de "estupro virtual". O delito é caracterizado pela coação para estimular atos libidinosos mediante a manipulação e violência psicológica.

"A gente deixa um recado para os familiares, para os pais e as mães: tomem cuidado com os aparelhos celulares nas mãos das crianças e nas mãos dos adolescentes. Porque esses criminosos se valem desses aplicativos e desses jogos que possuem nos celulares para conseguir contatos com essas crianças e atrair a atenção dessas crianças e acabam solicitando imagens, cometendo diversos tipos de crimes. Por exemplo, nessa investigação, inclusive, a vítima se mutilou a pedido do autor. Então fica esse recado para os parentes para ficarem sempre monitorando essas crianças com uso de aparelhos eletrônicos", alerta o delegado titular da 78ª DP (Fonseca), Gabriel Poiava.

O material encontrado no celular do homem corrobora a versão apresentada pela vítima, que está sendo  assistida por uma rede de proteção e recebe acompanhamento especializado.
Leia mais