Publicado 15/06/2025 00:00
"Quando eu soltar a minha voz, por favor, entenda que, palavra por palavra, eis aqui uma pessoa se entregando...". Os versos da música Sangrando, do saudoso cantor Gonzaguinha, remetem a um relacionamento, justamente pela fala, que é por onde nos expressamos na maioria das vezes. Afinal, a voz tem um papel poderoso na comunicação interpessoal e pode, sim, gerar atração. O tom, a entonação, o ritmo e até mesmo a respiração ao falar transmitem emoções e características da personalidade que influenciam a forma como somos percebidos. fotogaleria
Uma voz firme e suave, por exemplo, pode passar segurança e empatia, enquanto uma voz mais rouca ou melodiosa pode ser interpretada como sedutora. Esses elementos ativam respostas emocionais e sensoriais, tornando a voz um fator muitas vezes decisivo na conexão entre as pessoas. Será que é possível se apaixonar pela voz de alguém antes mesmo de conhecê-lo pessoalmente? O fonoaudiólogo e especialista em comunicação e oratória, Simon Wajntraub, diz que sim. Ele mesmo se apaixonou pela esposa com quem está casado há quase 50 anos pela voz e hoje algumas pessoas se envolvem, primeiramente, pelo som ouvido nos áudios dos celulares.
PublicidadeO especialista conta que a voz é muito importante no relacionamento porque torna o ambiente agradável. "Tanto o homem como a mulher dá bronquinha fica com aquela voz estridente, muda o ambiente, então para o casal é muito ruim isso. Têm até pessoas assim que acham, por exemplo, que a pessoa tem uma voz rouca e falam que ela é linda. A voz rouca não é linda, é uma deficiência nas cordas vocais e pode dar até um problema maior" , diz ele, que também fala sobre a mudança da voz na puberdade e como é preciso que quem trabalha com a voz se prepare para não ficar falando alto o tempo todo.
Em tempos de WhatsApp, quem quer impressionar com sua voz precisa, às vezes, gravar várias vezes como explica Simon. "Essas vozes agudas, estridentes, geralmente são vozes que se incomodam bastante. E é muito comum a pessoa gravar um áudio e não concordar com a voz, aí apaga, grava de novo, não gosta da voz. Aquela voz que está saindo no som do celular é como as pessoas se ouvem, não como você se ouve, porque nós ouvimos a nossa própria voz, mas internamente do que externamente por vibração óssea, a via aérea você só ouve depois que gravar. E muitas pessoas reclamam que a voz é chata, voz estridente, voz alta" , diz o profissional.
Simon também lembra das vozes que tanto embalam os casais de namorados ao longo dos anos. "A Maria Bethânia, por exemplo, você vê que a voz dela é linda. Ela foi cantar a música do Roberto Carlos, ficou todo mundo encantado. Deu um show...O próprio Roberto Carlos, ele tem o estilo dele de cantar suave. Não fica gritando, berrando, ele já sabe qual tom dele é certo e canta naquele tom, é afinadíssimo. Os cantores líricos como o Pavarotti, aquele vozeirão dele... Então você tem que ver o teu potencial, porque tem uma característica vocal de cada um, aí você vai treinar a sua característica, mas você tem uma correção, você não pode forçar a voz", orienta.
Namoradas por causa da voz
Consultor financeiro e criador de conteúdo, Paulo Nideck mora na Carolina do Norte nos Estados Unidos e fez curso de oratória há mais de 10 anos. "Fiz curso de oratória em 2013 e nos primeiros três, seis meses, a minha voz já melhorou muito e a minha capacidade comunicativa melhorou bastante também" , diz ele que na época tinha uma voz média e fraca.
Namoradas por causa da voz
Consultor financeiro e criador de conteúdo, Paulo Nideck mora na Carolina do Norte nos Estados Unidos e fez curso de oratória há mais de 10 anos. "Fiz curso de oratória em 2013 e nos primeiros três, seis meses, a minha voz já melhorou muito e a minha capacidade comunicativa melhorou bastante também" , diz ele que na época tinha uma voz média e fraca.
"Eu tinha uma namorada e ela começou a ficar com ciúmes. Porque ela falou, nossa, agora você tá com uma voz mais potente, uma voz mais bonita. Isso está chamando a atenção das mulheres. E ela começou a ficar muito incomodada com isso. E, de fato, depois eu tive uma nova namorada que também ficou atraída pela minha voz. Então, acho que os ciúmes dessa minha namorada na época tinham um pouquinho de razão" , lembra ele.
Além disso, Nideck conta que já arrumou namorada por causa da voz. "Espero que não seja apenas por conta da voz (risos), mas no Brasil eu já ouvia gente falando, nossa, você tem uma voz forte, muita gente não fala uma voz grossa, sexy, fala assim, uma voz forte que chama atenção, e aqui nos Estados Unidos também, as mulheres já comentaram, falando assim,’ you have a sexy voice, you have this radio voice, você tem uma voz assim de rádio noturna, uma voz sexy, então esse tipo de comentário de fato acontece", diz ele, que atualmente até quando grava um áudio em suas redes sociais ouve elogios.
"Às vezes, até profissionalmente, é uma coisa engraçada que acontece, eu estou passando uma informação de trabalho, e a pessoa fala, olha, deixa eu comentar uma coisa com você, você tem uma voz muito... chama atenção. Então, isso já aconteceu, na reunião de trabalho, o pessoal fica brincando comigo, falando, você tem que fazer um canal, no Youtube inclusive eu tenho um canal, mas é falando sobre o mercado financeiro, não é nada em relação à sedução, não. Mas o pessoal sempre brinca, falando, olha, você tinha que contar, ontem me falaram, você tinha que montar um canal de histórias para o público feminino, que vai fazer muito sucesso", ri o consultor.
E a atual namorada também gosta da voz de Paulo. "Eu ligo para ela que responde: nossa, fala comigo. Às vezes até ela fala, não, fala mais comigo, eu quero ouvir mais você. E tudo isso acontece. Então, assim, a voz, o tratamento do Simon, ele trouxe à tona uma voz mais forte, mais firme e que eu me sinto muito melhor com ela e que ela funciona muito bem pessoalmente, profissionalmente e também funciona para a parte da sedução. Eu vejo até a parte da sedução, às vezes eu acho que isso funciona bem para vendas, para marketing, não somente no sentido dos relacionamentos românticos", avalia.
Veja as características de cada tipo de voz
Voz grave: Geralmente mais profunda e poderosa, costuma transmitir segurança e autoridade.
Veja as características de cada tipo de voz
Voz grave: Geralmente mais profunda e poderosa, costuma transmitir segurança e autoridade.
Voz aguda: Mais alta e leve, pode parecer mais animada, jovem ou delicada.
Voz suave: Com um tom calmo e relaxado, é muito acolhedora e sedutora.
Voz rouca: Um pouco áspera, muitas vezes considerada sensual e misteriosa.
Voz clara: Bem articulada e fácil de entender, transmite confiança e sinceridade.
Voz nasal: Pode parecer mais divertida ou descontraída, dependendo do contexto.
Voz pausada: Com ritmo lento, transmite calma e reflexão.
Voz rápida: Ágil e energética, passa entusiasmo e dinamismo.
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.