Publicado 20/06/2025 10:20
Rio - A empresa responsável pelo Jaé foi intimada, nesta sexta-feira (20), a prestar esclarecimentos sobre as longas filas de espera para atendimento e emissão do cartão. A partir de julho, o bilhete será o único aceito nos transportes municipais do Rio. A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Secon) e o Procon também cobram explicações sobre o desrespeito ao serviço prioritário estabelecido por lei nas últimas semanas.
PublicidadeA intimação prevê prazo de cinco dias corridos, sob pena de multa, para que a CBD Bilhete Digital apresente um plano detalhado de atendimento à população. O documento deve conter a lista completa dos pontos de entrega dos cartões, bem como a capacidade de atendimento de cada ponto; a quantidade de funcionários disponibilizada em cada local; os horários de funcionamento; a identificação dos pontos com estrutura para atendimento prioritário; e a comprovação da ampla divulgação das informações.
A pasta e a autarquia ainda determinaram que a empresa faça uma divulgação ampla dos locais e horários de atendimento ao público, por meio de veículos de grande circulação no estado. O secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, afirmou que, caso a CBD não cumpra o prazo estabelecido pela intimação, ficará determinada a imediata suspensão de distribuição do cartão Jaé, até que sejam apresentados todos os dados e informações.
"Recebemos relatos de que uma idosa desmaiou em uma das filas de emissão do cartão Jaé, que estão chegando a mais de cinco horas. Além disso, falta infraestrutura como cadeiras e água para atender essa população. É inadmissível que os consumidores sejam obrigados a passar por esse tipo de situação e vamos continuar monitorando para que todos os direitos sejam respeitados", declarou o secretário.
"Recebemos relatos de que uma idosa desmaiou em uma das filas de emissão do cartão Jaé, que estão chegando a mais de cinco horas. Além disso, falta infraestrutura como cadeiras e água para atender essa população. É inadmissível que os consumidores sejam obrigados a passar por esse tipo de situação e vamos continuar monitorando para que todos os direitos sejam respeitados", declarou o secretário.
Em nota, o Jaé informou que recebeu a intimação e reiterou que realizou atendimento excepcional em suas lojas durante o feriado, além dos atendimentos nesta sexta e no sábado. "Para evitar filas e proporcionar mais conforto para os passageiros, os cadastros e pedidos de cartões podem ser feitos de forma online, por aplicativo. E os cartões podem ser recebidos em casa de forma gratuita, no caso dos idosos, sem necessidade de ir até umas loja física. Sobre os cartões que ainda não foram recebidos, os passageiros devem consultar no app o status da entrega", completou.
Jaé a partir de julho
No último dia 12, a Prefeitura do Rio anunciou que a operação exclusiva do Jaé terá início a partir do dia 5 de julho, pela gratuidade, e a adoção total do sistema começa em 2 de agosto. Nesta mesma data, o Riocard deixará de funcionar, sendo possível acessar os transportes públicos municipais e o Bilhete Único Carioca (BUC) apenas pelo novo cartão.
O BUC permite até três viagens consecutivas em modais de transporte municipais em um período de até três horas, desde que as viagens sigam o mesmo sentido e uma delas seja no BRT. Se o BRT não for utilizado, o benefício é limitado a duas viagens consecutivas no mesmo sentido. O Jaé, que é totalmente digital, mas também oferece a opção de cartão físico, será o meio de pagamento para essas integrações. Ônibus intermunicipais, trens, metrô e barcas continuarão utilizando o sistema Riocard.
Segundo o cronograma anunciado à época do lançamento, em julho do ano passado, todos os passageiros já deveriam estar viajando com o Jaé desde fevereiro de 2024. No entanto, com as dificuldades para a implementação do serviço, o prazo foi adiado para fevereiro de 2025 e posteriomente para 1º de julho deste ano. Na ocasião do adiamento, diversos usuários enfrentaram problemas para realizar o cadastro, agendar a retirada do novo cartão ou validar benefícios como a gratuidade para idosos.
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