Pinguim foi flagrado na Praia do ArpoadorReprodução/@iamjohn_md
Publicado 30/06/2025 12:07
Rio – Um pinguim foi flagrado nadando na Praia do Arpoador, na Zona Sul do Rio, no início da tarde de domingo (29). Em vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ver o animal cercado por banhistas curiosos e encantados com a inesperada visita.
Publicidade
A cena inusitada chamou a atenção de quem aproveitava o dia ensolarado de inverno na cidade. Ao DIA, o professor de Biologia Marinha na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rodrigo Leão de Moura, explicou sobre a passagem desses animais pelo Brasil nesta época do ano.
Veja vídeo:


Segundo o biólogo, os Pinguins-de-magalhães se reproduzem em grandes colônias no extremo sul da América do Sul, na Argentina e no Chile. No entanto, durante o inverno alguns indivíduos chegam até o Brasil, solitários ou em grupos, geralmente aproveitando as frentes frias que vêm do sul.
Uma curiosidade, de acordo com Leão, é que essa aparição de pinguins no inverno deu origem a outro nome comum da espécie: "naufragado". "Houve um caso famoso, em Ilha Grande, onde uma dessas aves voltou para mesma praia em invernos subsequentes, tendo dado origem ao filme: Meu Amigo Pinguim, lançado em 2024", explicou.

O especialista esclarece que ainda que alguns animais não resistam a essa longa jornada até o Brasil, na maior parte dos casos eles conseguem voltar sãos e salvos para suas áreas de origem. "Pinguins são longevos, alcançando mais de 25 anos de idade", afirmou.

O que fazer se encontrar um pinguim?
Nesses casos, é importante que não se tente alimentar nem resfriar os animais encontrados nas praias. "Isso envolve riscos a quem toca o animal e pode comprometer a saúde das aves. Colocar pinguins em caixa de gelo quase sempre leva o anima a morte, por choque térmico. Ao encontrar um pinguim na praia, o ideal é notificar Bombeiros, prefeitura e INEA. E curtir o belo espetáculo que a visita dessas aves mergulhadoras nos proporciona!", finalizou Rodrigo Leão.


Leia mais