Agentes encontraram irregularidades em lanchonetes, cinemas e parques infantisDivulgação / SEDCON
Publicado 15/07/2025 20:07
Rio - Agentes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e do Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ) realizaram, nesta segunda-feira (14), uma fiscalização de estabelecimentos voltados a lazer infantil nas zonas Norte e Oeste da capital. Ao todo, 15 locais foram autuados por irregularidades relacionadas aos direitos do consumidor. 
Publicidade
A ação teve como foco a segurança de crianças e famílias durante o período de recesso escolar, quando a movimentação em cinemas, parques e lanchonetes tende a aumentar. 
Entre as irregularidades encontradas nesses estabelecimentos, brinquedos e espaços recreativos estavam com falta de avisos sobre altura e peso permitidos, ausência de registros de manutenção e de certificado do Corpo de Bombeiros. Em um dos cinemas visitados, não havia bebedouro com água potável gratuita nem assentos adequados para pessoas obesas.
Nas lanchonetes, foram identificados o armazenamento de alimentos vencidos e produtos sem informação sobre data de manipulação e validade. Entre os itens descartados estavam: 920 g de linguiça defumada; 1,6 kg de carré; 940 g de linguiça; 250 g de sorvete frappuccino; 1,15 kg de ervilha congelada e 1,58 kg de falafel; além de produtos vencidos como: 316 g de doce de abacaxi; 1,1 kg de calda de goiaba; 1,2 kg de calda de ameixa; 480 g de calda de mirtilo; 911 g de calda de morango; 844g de gema de ovo pasteurizada. Também foram encontrados problemas de infraestrutura, como rachaduras em tetos e pisos quebrados.
Os alimentos considerados impróprios foram descartados no ato da fiscalização. Os responsáveis pelos estabelecimentos autuados têm um prazo de 15 dias para apresentar defesa.
Leia mais