Publicado 15/07/2025 20:07
Rio - Agentes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e do Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ) realizaram, nesta segunda-feira (14), uma fiscalização de estabelecimentos voltados a lazer infantil nas zonas Norte e Oeste da capital. Ao todo, 15 locais foram autuados por irregularidades relacionadas aos direitos do consumidor.
PublicidadeA ação teve como foco a segurança de crianças e famílias durante o período de recesso escolar, quando a movimentação em cinemas, parques e lanchonetes tende a aumentar.
Entre as irregularidades encontradas nesses estabelecimentos, brinquedos e espaços recreativos estavam com falta de avisos sobre altura e peso permitidos, ausência de registros de manutenção e de certificado do Corpo de Bombeiros. Em um dos cinemas visitados, não havia bebedouro com água potável gratuita nem assentos adequados para pessoas obesas.
Nas lanchonetes, foram identificados o armazenamento de alimentos vencidos e produtos sem informação sobre data de manipulação e validade. Entre os itens descartados estavam: 920 g de linguiça defumada; 1,6 kg de carré; 940 g de linguiça; 250 g de sorvete frappuccino; 1,15 kg de ervilha congelada e 1,58 kg de falafel; além de produtos vencidos como: 316 g de doce de abacaxi; 1,1 kg de calda de goiaba; 1,2 kg de calda de ameixa; 480 g de calda de mirtilo; 911 g de calda de morango; 844g de gema de ovo pasteurizada. Também foram encontrados problemas de infraestrutura, como rachaduras em tetos e pisos quebrados.
Os alimentos considerados impróprios foram descartados no ato da fiscalização. Os responsáveis pelos estabelecimentos autuados têm um prazo de 15 dias para apresentar defesa.
Leia mais

Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.